Biofilmesbacterianos em proteses ortopedicas

833 palavras 4 páginas
Pesquisa sobre biofilmes bacterianos em próteses ortopédicas. A maior parte da atividade bacteriana ocorre, com as bactérias organizadas em comunidades sob a forma de um biofilme. As bactérias inicialmente aderem a um substrato e posteriormente produzem uma matriz, denominada glicocalice, onde formam microcolônias. Bactérias têm sistemas de comunicação entre si, as primeiras bactérias que se fixam a uma superfície emitem sinais químicos que juntam a elas outras bactérias da mesma espécie. A associação das bactérias em biofilmes constitui uma forma de proteção ao seu desenvolvimento.
Os implantes metálicos tornaram-se aliados da ortopedia no do século XX e em 1926 o aço foi empregado pela primeira vez. O uso de metais em implantes vem sendo estudado há mais de 80 anos.
Nos últimos anos, as ligas de titânio tem sido as mais utilizadas na produção de implantes devido a sua alta resistência, baixa densidade, resistência à corrosão e biocompatibilidade. O aço inoxidável apesar de menos eficiente que as ligas de titânio é muito mais barato por isso ainda é bastante utilizado em países menos ricos.
Com o aumento do uso destes materiais implantáveis, aumentaram os casos de infecção relacionada a estes dispositivos quando contaminados.
“A colonização da superfície do implante por bactérias pode iniciar-se no momento da introdução do corpo estranho no organismo. Este é o primeiro passo para o desenvolvimento da infecção. A bactéria, uma vez aderida ao implante, inicia um processo de várias etapas para a formação do biofilme, que depois de formado é de difícil tratamento, pois as bactérias no interior do biofilme são protegidas da fagocitose e da ação de antibióticos. As bactérias que aderem à superfície estão agregadas em uma matriz polissacarídica sintetizada por elas mesmas para formar biofilme. A formação dessas comunidades sésseis e suas resistências a agentes antimicrobianos inatas são a raiz de muitas infecções bacterianas persistentes e crônicas. Os estudos

Relacionados