BIOF SICA PAULA

730 palavras 3 páginas
CURSO CIÊNCIAS BIOLOGICAS

FRANCISCA PAULA LIRA DIAS

BIOFÍSICA
Transportes de substâncias através da membrana

VITÓRIA
2015

CURSO CIÊNCIAS BIOLOGICAS

FRANCISCA PAULA LIRA DIAS

BIOFÍSICA

Trabalho Acadêmico apresentado ao prof. Maurício Da Silva Mattar da disciplina de Biofísica, do terceiro período do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Faculdade Católica Salesiana do Espírito Santo

VITÓRIA
2015

INTRODUÇÃO

De forma simples, podemos definir a membrana plasmática como envoltório celular. Este envoltório será o responsável pela forma da célula e pelas substâncias que entram e saem dela. Sua composição química é lipoprotéica (gordura + proteína), porém, esta não se dá de forma homogênea.
Há dois tipos de substância que atravessam a membrana plasmática: as hidrossolúveis e as lipossolúveis.
As substâncias hidrossolúveis chegam ao interior das células somente após atravessarem os poros contidos nas proteínas transportadoras. Contudo, este transporte somente ocorrerá se estas substâncias forem menor do que o tamanho do poro desta proteína.
No caso das substâncias lipossolúveis, estas atravessam a membrana plasmática bem mais facilmente, pois a maior parte da membrana plasmática é formada por lipídeo. Aqui, as substâncias não necessitam ser pequenas, necessariamente, para chegarem ao interior da célula.
Este processo de entrada e saída de substâncias através da membrana plasmática são conhecidos como transporte passivo (difusão e osmose) e transporte ativo (endocitose, fagocitose, exocitose).

DESENVOLVIMENTO

Para conhecer a membrana melhor temos que entender os tipos de transportes, pois sem eles seria impossível nossa sobrevivência pois a célula seria invadida por qualquer substancia é não haveria seletividade são eles.

TRANSPORTE PASSIVO
Ocorre sempre a favor do gradiente no sentido de igualar as concentrações nas duas fases da membrana. Não envolve gasto de energia.

Fonte:

Relacionados

  • Biof Sica Da Audi O Paula
    390 palavras | 2 páginas