BIOFÍSICA DOS SISTEMAS HUMANOS

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 14 (3334 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 14 de setembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA CIRCULATÓRIO.
O sistema circulatório tem a função transportar e distribuir substâncias essenciais aos tecidos e retirar subprodutos do metabolismo. O sistema circulatório é constituído por uma bomba (o coração), que impele o sangue através de uma série de tubos distribuidores e coletores (artérias e veias) e um complexo e extenso sistema de vasos de finas paredes que possibilitam atroca de substâncias entre o sangue e os vários tecidos do organismo.
Na circulação o fluxo sanguíneo para periferia é contínuo devido à distensão da aorta e de seus ramos durante a contração ventricular (sístole), e a retração elástica das paredes das grandes artérias propulsionando para diante o sangue durante o relaxamento ventricular (diástole). O sangue se move rapidamente pelaaorta e seus ramos arteriais. Os ramos se estreitam nas artérias mais periféricas e suas paredes se tornam mais finas e se modificam histologicamente.
Vários aspectos biofísicos podem ser abordados:
O sangue: Desempenham múltiplas funções essenciais para o metabolismo e a defesa do organismo contra uma possível lesão. O plasma pode ser separado das células sanguíneas por centrifugação,no plasma estão dissolvidos eletrólitos, proteínas, lipídios, carboidrato, aminoácidos, vitaminas, hormônios, produtos de decomposição nitrogenada do metabolismo (tais como ureia e ácido úrico), oxigênio, dióxido de carbono e nitrogênio gasoso. As concentrações desses componentes podem variar como resultado do tipo de dieta demanda metabólica, níveis hormonais e de vitaminas. Durante suacirculação, o sangue desempenha o importante papel de captar o oxigênio que se difunde dos alvéolos pulmonares para o plasma nos capilares pulmonares. Os componentes celulares do sangue incluem as hemácias (eritrócitos), leucócitos e plaquetas. Os leucócitos são classificados em neutrófilos, eosinófilos, basófilos, monócitos e linfócitos.
A hemácia (eritrócito) madura é uma célula anucleadacircundada por membrana deformável bem adaptada a necessidade de atravessar capilares estreitos. O principal componente proteico do citoplasma da hemácia madura é a hemoglobina, uma proteína sintetizada na medula óssea pelos precursores nucleados das hemácias, é formada por dois pares desiguais de subunidades polipeptídicas “globina” - duas cadeias alfa e duas outras que podem ser beta, gama ou delta.Leucócitos: O sangue normal contém entre 4000 e 100000 leucócitos em cada microlitro. Dessas células, aproximadamente 40 % a 75 % são neutrófilos; 20 % a 45 % são linfócitos; 2 % a 10 % são monócitos; 1 % a 6 % eosinófilos e menos que 1 % basófilos. Os neutrófilos possuem núcleos com 2 a 5 lobos e uma grande quantidade de minúsculos grânulos no citoplasma. Parte desses grânulos,denominados primários, contêm inúmeras enzimas que digere as paredes de certas bactérias, e uma peroxidasse que reduz o peróxido de hidrogênio.
Os eosinófilos são células fagocíticas e destroem os organismos por mecanismos oxidativos, Infestações parasitárias do tipo triquinose e esquistossomose ou certos estados alérgicos ou de hipersensibilidade, aumentam a presença dessas células nosangue periférico.
Os basófilos possuem núcleos multilobado e grandes grânulos citoplasmáticos e são células móveis e fagocíticas. Após migrarem para os tecidos extracelulares podem ser estimulados por complexos de antígenos aderidos a imunoglobulina e (IgE) e que reagem com receptores específicos para IgE na superfície dos basófilos.
As plaquetas são fragmentoscitoplasmáticos anucleados de megacariócitos (grandes células poliploides encontradas na medula óssea). Desempenham o importante papel de controlar o sangramento e na gênese da trombose.
Bomba cardíaca:
É um sistema eletromecânico. O ritmo cardíaco é gerado eletricamente no nódulo sinusal, onde na sua zona central são gerados impulsos elétricos. O acoplamento intercelular permite que elas...
tracking img