BIOFÍSICA DOS SISTEMAS HUMANOS

SISTEMA CIRCULATÓRIO.
O sistema circulatório tem a função transportar e distribuir substâncias essenciais aos tecidos e retirar subprodutos do metabolismo. O sistema circulatório é constituídopor uma bomba (o coração), que impele o sangue através de uma série de tubos distribuidores e coletores (artérias e veias) e um complexo e extenso sistema de vasos de finas paredes que possibilitam atroca de substâncias entre o sangue e os vários tecidos do organismo.
Na circulação o fluxo sanguíneo para periferia é contínuo devido à distensão da aorta e de seus ramos durante acontração ventricular (sístole), e a retração elástica das paredes das grandes artérias propulsionando para diante o sangue durante o relaxamento ventricular (diástole). O sangue se move rapidamente pelaaorta e seus ramos arteriais. Os ramos se estreitam nas artérias mais periféricas e suas paredes se tornam mais finas e se modificam histologicamente.
Vários aspectos biofísicos podem serabordados:
O sangue: Desempenham múltiplas funções essenciais para o metabolismo e a defesa do organismo contra uma possível lesão. O plasma pode ser separado das células sanguíneas por centrifugação,no plasma estão dissolvidos eletrólitos, proteínas, lipídios, carboidrato, aminoácidos, vitaminas, hormônios, produtos de decomposição nitrogenada do metabolismo (tais como ureia e ácido úrico),oxigênio, dióxido de carbono e nitrogênio gasoso. As concentrações desses componentes podem variar como resultado do tipo de dieta demanda metabólica, níveis hormonais e de vitaminas. Durante suacirculação, o sangue desempenha o importante papel de captar o oxigênio que se difunde dos alvéolos pulmonares para o plasma nos capilares pulmonares. Os componentes celulares do sangue incluem as hemácias(eritrócitos), leucócitos e plaquetas. Os leucócitos são classificados em neutrófilos, eosinófilos, basófilos, monócitos e linfócitos.
A hemácia (eritrócito) madura é uma célula anucleada...