Bioetica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 29 (7145 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
BIOÉTICA
A Bioética estuda a responsabilidade moral dos cientistas em suas pesquisas e práticas. As consequências éticas e morais das pesquisas e suas consequências nos seres vivos. Uma instituição que se afirma Bioeticista não deve defender a Morte. Deve lutar pelos direitos do cidadão em todos os estágios de seu desenvolvimento. A bioética é a parte da ética, ramo da filosofia, que enfoca asquestões referenciais à vida humana (e, portanto, à saúde), tendo como foco a vida para objeto de estudo, trata-se da morte (inerente à vida).
Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se o direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade,
Toda e qualquer tecnologia deve trazer benefícios para a sociedade e jamais causar-lhemalefícios. É fato nos dias de hoje, que a bioética está mais relacionada aos seres humanos do que aos animais, pois a maior parte dos experimentos existentes visa beneficiar o homem e não os animais.
Os avanços técnico-científicos devem beneficiar a sociedade como um todo e não apenas alguns grupos privilegiados.
Dentro deste grupo, destacamos o começo da vida, o diagnóstico pré-natal, o abortamentoprovocado, a reanimação do recém-nascido, a engenharia genética e organismos geneticamente modificados, terapia gênica, eugenia, clonagem, transplante de órgãos, experimentação animal e em humanos, eutanásia e distanásia. Fazer com que a ciência não utilize indiscriminadamente as novas tecnologias logo que se tornem viáveis, mas somente apenas após possuir o conhecimento e a sabedoria suficientes parautilizá-las em benefício da humanidade e não em seu detrimento. Nesse sentido, a bioética permitirá que a sociedade decida sobre as tecnologias que lhe convêm.
O saber filosófico unido ao Direito constitui um verdadeiro louvor à Jusfilosofia, à Bioética e ao Biodireito. A filosofia é cultivada no decorrer da existência humana, de forma que ela tanto pode desenvolver-se sobre a história passadacomo também no transcorrer da história presente. A filosofia consiste numa maneira peculiar de pensar e interagirmos com o mundo, podendo acolher qualquer coisa como objeto de estudo, seja ele a ciência, seus valores, seus métodos, seus mitos, a religião, a arte, o homem, a tecnologia, a vida, as pessoas, culturas, mundo, etc. O filósofo reflete sobre todas as diversas realidades alcançadas pelacapacidade humana, buscando extrair seus significados mais profundos. Para obter êxito neste intento, a filosofia integra-se com outras ciências sempre considerando o todo.
Neste tempo de globalização, firma-se o império do conhecimento tecnológico sobrepujando os demais saberes humanos. O professor Andrade Filho ao afirma que “o saber e o conhecimento no mundo globalizado parecem perder muito desua função de busca de sentido para a vida, o destino humano e a sociedade, para tornar-se produto comercial de circulação orientado pelo novo paradigma da aplicabilidade. Os paradigmas da pós-modernidade, que ensejam rotas previstas para o desenho do futuro humano, estão em crise.”
Portanto, nunca devemos perder de vista que tanto a existência humana quanto os princípios éticos vistos pelaFilosofia e o Direito são mutáveis e evoluem no tempo. “A ética, como a vida, é uma contínua descoberta de sentido e de estilos de se viver com dignidade. As verdades éticas absolutas são incompatíveis com o processo temporal da existência, notadamente nesta época de extraordinárias e profundíssimas descobertas no campo das biotecnologias que nos obrigaram a repensar nossos modos tradicionais deconduta
É neste contexto que surge a Bioética e o Biodireito como novos paradigmas da relação entre as ciências e as tecnologias, na busca incansável pelo resguardo da dignidade da vida.
Segundo assim uma linha de pensamento completa a Bioética estuda os direitos da vida humana
Bioética e Jusfilosofia
A corrente do jus naturalismo defende que o direito é independente da vontade humana, ele...
tracking img