Bioetica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4433 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
BIOTECNOLOGIA E BIOÉTICA*
José Geraldo de Freitas Drumond 

*Palestra proferida no Seminário de Ética na Pesquisa/FAPEMIG, Belo Horizonte, 1 e 2 de abril de 2005.
**Professor Titular da Universidade Estadual de Montes Claros-UNIMONTES (MG) e Presidente da
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais-FAPEMIG.

INTRODUÇÃO

O homem é um ser intrinsecamente tecnológico, poisdesde a Antiguidade utilizou procedimentos tecnológicos para melhor se adaptar ao seu habitat, quer pela descoberta e desenvolvimento do vestuário para a proteção de seu corpo, quer pela elaboração de novos alimentos como queijo, iogurte e cerveja que, na realidade produtos biotecnológicos, mesmo que a sua essência (as transformações químicas produzidas pelos microrganismos) só fosse conhecidaposteriormente.
A palavra tecnologia originou-se entre os antigos gregos. Aristóteles na sua “Ética a Nicômaco”, usa o vocábulo Tykne ou techne em contraposição à Ananke. Esta significava a realidade na qual o homem não poderia intervir, como a seqüência das estações do ano (o verão após a primavera, depois o outono e o inverno), o nascer do sol no leste e o seu ocaso no oeste, enfim, os fatos jápré-determinadas, daí a palavra latina fatum ou necessitas absoluta. A tykne ou techne representaria a realidade sobre a qual o homem pode intervir. Esta realidade não estaria pré-determinada, mas apareceria por obra do acaso e, sendo assim, pode ser mudada, de acordo com as necessidades e conveniência dos humanos.
As intervenções produzidas pelo homem na natureza foram se incorporando à sua cultura e,ao longo desta caminhada da humanidade até os dias atuais o homem vem fazendo ciência ao aplicar os seus conhecimentos para atender às suas necessidades.
Para alguns, entretanto, o marco inaugural da ciência se deu no ano de 1609, quando Galileu Galilei observou a lua por meio de um tosco telescópio. Embora a ciência sempre estivesse com o homem, este foi um momento extraordinariamente novo erevolucionário, em que o homem, através de Galileu ousou enxergar o impossível. Galileu era um homem prático, um astuto comerciante atento à política de seu tempo e que tinha um dom especial para atrair mercadores para a comercialização de seus inventos, ao mesmo tempo em que convencia os dignatários da Igreja da importância de suas descobertas, o que durou algum tempo.
Dando um grande salto nahistória e acelerando a máquina do tempo, chegamos ao século XX, considerado o século da tecnologia, pois foi neste tempo em que o homem e a humanidade experimentaram um caudal de conhecimentos jamais observado em toda a sua história.
Em determinadas áreas da ciência, como a biotecnologia, por exemplo, a matriz do conhecimento passou a ser reformulada completamente a cada período de cinco anos etanto neste como em outros ramos da ciência, a ficção finalmente se confundiu com a realidade.
O marco considerado decisivo para o nascimento da biotecnologia moderna foi a descoberta da estrutura duplamente helicoidal do DNA – Ácido Desoxirribonucléico – realizado por James Watson e Francis Crick, em 1953, a partir dos estudos de difração de raios X desenvolvidos por Wilkins e Franklin. Este fatoacelerou de modo irreversível o desenvolvimento da genômica – área especializada na decifração do código genético dos seres vivos – e incluindo definitivamente a descoberta entre as maiores de todos os tempos desde que o monge austríaco Gregor Mendel, em 1865, fez as suas descobertas sobre os princípios da genética, em ervilhas cultivadas no quintal de seu mosteiro.
O primeiro teste em campo deuma planta geneticamente modificada aconteceu em 1987, com uma espécie de tomate resistente a vírus, seguido de uma incontrolável disseminação de experimentos na agronomia, até chegar ao ano de 2003 com o planeta ostentando a cifra de 167,2 milhões de acres de plantas geneticamente modificadas, em 18 países. A partir de então os avanços da biotecnologia tem sido tão espetaculares quanto os...
tracking img