Bioetica e interdisciplinariedade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 35 (8708 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Bioética e Interdisciplinaridade 
A Ética Aplicada surge como uma resposta a problemas é uma reflexão com base na realidade. A Bioética, atualmente, é considerada como sendo a Ética Aplicada às questões da saúde e da pesquisa em seres humanos. A Bioética aborda estes novos problemas de forma original, secular, interdisciplinar, contemporânea, global e sistemática. Desta forma, estimula novospatamares de discussão e de reflexão, que podem possibilitar soluções adequadas.
Ética Aplicada e Bioética
A Ética, a Moral e a Lei se referem às ações desenvolvidas pelos seres humanos. Enquanto que a Ética busca as justificativas para as ações, a Moral e a Lei estabelecem regras para as mesmas. As regras morais têm, em geral, caráter universal, enquanto que as leis se aplicam, de formacompulsória, a uma determinada comunidade organizada. As interrelações da Ética com a Moral e a Lei podem, às vezes, gerar confusões ou conflitos, porém todas as três são diferentes visões sobre o comportamento humano.
O notável desenvolvimento científico e tecnológico verificado na área da saúde fez com que inúmeras novas questões fossem apresentadas aos profissionais que atuam nesta área, de formaespecial aos médicos. O nascer e o morrer, a alocação de recursos e os limites da pesquisa em seres humanos são exemplos disto. Estas questões, segundo Ilya Prigogine, fizeram com que tivéssemos que abandonar, neste fim de século, a tranqüila quietude de já ter decifrado o mundo. A Ética Aplicada surge como uma resposta a problemas, é uma reflexão com base na realidade.
A Evolução da Definição deBioética
A palavra Bioética foi utilizada pela primeira vez pelo Prof. Van Rensselaer Potter, em 1970, em um artigo científico, que resumia um capítulo de um livro seu que estava no prelo. A sua caracterização inicial era a seguinte: “Nós temos uma grande necessidade de uma ética da terra, uma ética para a vida selvagem, uma ética de populações, uma ética do consumo, uma ética urbana, uma éticainternacional, uma ética geriátrica e assim por diante... Todas elas envolvem a bioética.
Esta definição era extremamente abrangente, incluindo diferentes campos de conhecimento e ação muito díspares. O Prof. Potter, posteriormente, aplicou esta mesma caracterização para a Ética Global ou Bioética Global.
Em 1978, o Prof. Warren Reich, do Instituto Kennedy de Ética, da Universidade Georgetown/EEUU,organizou a primeira versão da Enciclopédia de Bioética. A definição utilizada restringia o significado da Bioética ao “estudo sistemático da conduta humana na área das ciências da vida e a atenção à saúde, enquanto que esta conduta é examinada a luz dos princípios e valores morais”.
Na segunda edição da Enciclopédia de Bioética, de 1995, o Prof. Reich alterou a sua definição anterior de Bioética,sintetizando as principais idéias existentes. Caracterizou a Bioética como o “estudo sistemático das dimensões morais - incluindo visão moral, decisões, conduta e políticas - das ciências da vida e atenção à saúde, utilizando uma variedade de metodologias éticas em um cenário interdisciplinar”.
As Múltiplas Abordagens da Bioética
A Bioética, segundo Durant, é uma abordagem original da realidadebiomédica, sendo, simultaneamente: secular, interdisciplinar, contemporânea, global e sistemática.
A Bioética tem uma abordagem secular e global, pois dela participam as diferentes visões de profissionais de saúde, filósofos, advogados, sociólogos, administradores, economistas, teólogos e leigos. A perspectiva religiosa, muito associada às questões morais, é apenas uma das visões possíveis, mas nãoa única. Da mesma forma, é uma abordagem global, pois não considera apenas a relação médico-paciente. A Bioética inclui os processos de tomada de decisão, as relações interpessoais de todos os segmentos e pessoas envolvidas: o paciente, o seu médico, os demais profissionais, a sua família, a comunidade e as demais estruturas sociais e legais.
As novas práticas de atenção à saúde são cada vez...
tracking img