Bioetica do Tarbalho em Saude

2794 palavras 12 páginas
Todo trabalho na sociedade tem dimensão ética.
No caso da intervenção em saúde, essa dimensão ética, de um lado, parece óbvia: lidamos diretamente com pessoas, seres humanos. Mas essa pode ser uma situação mal compreendida, pois esse lidar pode ser tomado como o momento da abordagem interpessoal enquanto relações de troca das informações. Primeiro, como início do procedimento diagnóstico, em que tomamos os dados do paciente na apreensão de seu sofrimento de doente. Posteriormente, quando da transmissão de terapêuticas. Em síntese, o momento da "conversa", movimento comunicacional que é tido como exterior ao núcleo duro da técnica, ocorrendo antes e depois deste, não se tratando exatamente de diálogo ou presença simétrica na comunicação. Isto pode, assim, tornar-se uma percepção a menor da ética, ainda que implique questões de sua natureza.
É também preciso considerar o momento em que a ação transforma-se em intervenção propriamente dita, momento em que atuamos, transformando o doente, por meio e em razão de nossas escolhas de técnicas. As escolhas realizadas definem um viver; são opções de modo de vida a que orientamos, submetemos, o outro. A proposição de terapêuticas, pois, é igualmente exercício ético. Além disso, não sendo esta proposição independente do movimento diagnóstico que lhe precede, poderíamos afirmar que mediatamente a elaboração diagnóstica também o é.
Será mais difícil visualizar esta interferência nos sofrimentos agudos, pois seu alívio imediato nos parece o caminho natural e único. Aculturados nos valores da modernidade a propósito do que é viver bem, este modo de agir não se apresenta a nós como decorrente de uma dada qualificação que damos à vida - o não sofrer - e um dado modo de realizá-lo, que é o da interrupção de processos.
No entanto, a própria dificuldade que encontramos para que sejam seguidas as terapêuticas em sofrimentos crônicos, ou para que sejam mudados certos hábitos e comportamentos com vistas à promoção da saúde

Relacionados