Bioestatistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (603 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
BIOESTATÍSTICA


1-) Conceito: Bioestatística, é a área do conhecimento que se encarrega da coleta, reunião e interpretação, de dados na área da saúde com o objetivo de fornecer informações sobreas características de grupos, pessoas, animais, ou coisas. Ex: níveis pressóricos de pacientes cardiopatas à partir da mensuração da pressão arterial diária no mesmo horário destes pacientes, à fim delevantar dados relacionados à hipertensão.
2-) Classificação:
a- Estatística descritiva- responsável pelo levantamento, organização, classificação e descrição dos dados em tabelas, gráficos ououtros recursos visuais, além dos cálculos de parâmetros representativos destes dados.
b- Estatística analítica: trabalha com dados no sentido de estabelecer hipóteses em função desses dados,verifica sua comprovação e elabora conclusão científica.
3-) População e amostra: determina-se população a totalidade de elementos ou de um atributo de elementos referentes à um conjunto determinado.Ouseja conjunto de elementos que tem em comum determinada característica elas podem ser finitas ou infinitas. Exemplo: população de pacientes internados no Hospital Emílio Ribas portadores do vírus HIV (os elementos são pessoas que possuem o vírus HIV). A amostra pode ser definida como uma parte do conjunto, representante do mesmo. Amostragens são informações coletadas de apenas uma parte dapopulação.
O conjunto de elementos observados, se constitui em uma amostra, ou toda a população. Uma vez dispondo dos resultados o próximo passo se destina à extrair informações contidas nos resultados. Paraisso é necessário que se tenha definido quais as características de interesse devem ser verificados.
4-) Técnicas de amostragem: definida a população precisamos estabelecer de forma iremos coletar aamostra, qual técnica iremos utilizar, de acordo com a técnica utilizada teremos um tipo de amostra.
a- Amostra casual simples: é composta de elementos retirados ao acaso de uma população,...
tracking img