Bioelementos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1194 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Título
MAPA CONCEITUAL “CITOLOGIA”.


Introdução
A BIOLOGIA É UMA MATÉRIA RICA E DIVERSIFICADA EM NOVOS TERMOS, NECESSÁRIOS À COMPREENSÃO DOS SEUS CONCEITOS E PRINCÍPIOS.
Principiantes nessa disciplina focalizam sua atenção na memorização dessas peças de informação, enquanto perdem o principal que é como essas peças se articulam em um quadro maior. Um estudante precisa assimilaros detalhes dentro de conceitos mais amplos que são então relacionados a outros conceitos, grupos de conceitos e princípios organizativos.
Mapeamento de conceitos é um processo de organização do conhecimento que tem por objetivo auxiliar o aprendizado. Um mapa de conceitos é um diagrama que mostra a organização das idéias e a relação entre conceitos em uma área particular do conhecimento.Sua estrutura consiste em um conjunto de conceitos organizados hierarquicamente e conectados por linhas que explicitamente indicam a relação entre eles. Sua função é a estruturação do entendimento de um tópico e criação de um significado pessoal. Seu valor surge do processo de pensamento e avaliação que é necessário realizar para criá-lo.
Para criar um mapa de conceitos em uma áreaparticular, é necessário primeiro identificar as idéias ou conceitos mais importantes. Esse processo por si só ajuda a separar os detalhes dos princípios organizativos. Após a seleção das palavras, elas são conceituadas, hierarquizadas (há a avaliação da importância relativa dos conceitos chaves, aqueles que são principais e aqueles que são subordinados) e organizadas conforme seu significado e asconexões ou relações entre eles são rotuladas.
Ex.: Célula, metabolismo e mitocôndria
• Conceituação
o Célula: menor unidade viva
o Metabolismo: intrincada rede de reações químicas inerente à vida
o Mitocôndria: organela celular responsável pela respiração aeróbica
• Hierarquização
o Célula
▪Mitocôndria
• Metabolismo
• Conexões


[pic]



Em seguida o pré-projeto é transformado no mapa propriamente. As hierarquias dão lugar a balões e letras de formatos, tamanhos e até mesmo cores diferentes.


[pic]


Importante: um mapa de conceitos é um quadro individual do entendimento que se desenvolve durante sua construção. Seus significadosmudam e crescem à medida que se ganha mais conhecimento e experiência em uma área. Desenvolve-se um quadro mais rico; podendo-se fazer mais conexões entre conceitos e idéias relacionados num caminho mais significativo. O conhecimento não é estático; ele cresce. À medida que o entendimento de uma área se desenvolve, seu mapa de conceitos evoluirá - às vezes ele se torna mais simplificado e linear,outras vezes, torna-se mais complexo e inter-relacionado.
Mapas de conceitos são contextuais. O mesmo grupo de conceitos pode ser organizado de várias maneiras, dependendo do foco do mapa. Não existe um mapa conceitual certo ou errado; eles são representações individuais do entendimento. Os mapas podem, no entanto, ser mais ou menos acurados ou válidos, e atuar e conversar através de mapas deconceitos e um bom caminho para avaliar o entendimento.
Relembre, o valor real do mapa de conceitos está no processo - em pensar, relacionar e organizar os conceitos que cada individuo precisa ter para desenvolver um entendimento pessoal e significativo do fascinante objeto da Biologia.
(MARTHA TAYLOR, In CAMPBELL, N. Biology)

Objetivo principal
• EVIDENCIAR, POR MEIO DE UMAREPRESENTAÇÃO GRÁFICA, OS PRINCIPAIS CONCEITOS SOBRE DETERMINADO ASSUNTO, INTEGRALIZANDO OS CONHECIMENTOS ASSOCIADOS A ESTES ESTUDOS.

Material
– COMPUTADOR
– Software para preparação de apresentações (Power point ou equivalente)

Procedimentos
o FAÇA A LEITURA DO TEXTO ADAPTADO “MAPEAMENTO DE CONCEITOS” DE MARTHA TAYLOR PRESENTE NESTE ROTEIRO.
o Faça a leitura dos livros-texto indicados nas...
tracking img