Biodversidade da terra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3608 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
BIODIVERSIDADE NA TERRA



Rosane Borges Luiz de Quadros
Prfª Gilvana da Silva Machado
Centro Universitário Leonardo da Vinci-UNIASSELVI
Ciências Biológicas/Licenciatura (BID 0261)-Evolução
12/03/2009



RESUMO


O presente artigo fez uma revisão bibliográfica da discussão sobre Biodiversidade. Buscou-se esclarecer a importância da manutenção da biodiversidade, tendo em vista osatuais níveis de degradação ambiental desencadeada pela ação humana, através do uso indiscriminado dos recursos naturais enquanto insumo produtivo agrícola. Tal uso ocasionou a ruptura do equilíbrio natural dos ecossistemas, e até mesmo a eliminação de habitats e comunidades, por completo. Apresentamos algumas considerações sobre o meio ambiente como espaço de convivências dos seres vivos, apontandopara possibilidades e atitudes de conservação e preservação da biodiversidade do Planeta. Tem por finalidade contribuir para a sensibilização sobre a importância da natureza para a sobrevivência dos seres humanos e busca alternativas de cuidados e valorização da mãe terra, como geradora de diferentes formas de vida. Aborda questões relacionadas ao desmatamento, faz considerações sobre os recursoshídricos e sobre o lixo e reflexões sobre as conseqüências do aquecimento global. Apresenta ações e práticas educativas voltadas para o cuidado e a manutenção da vida na terra.



Palavras chave: Biodiversidade; Ambiental; Preservar.


1 INTRODUÇÃO

O mundo está vivendo um momento muito especial e estratégico no que se refere ao meio ambiente. Todas as atenções estão voltadas para odesmatamento, os incêndios florestais, as mudanças climáticas, o efeito estufa, a camada de ozônio, enfim, tudo o que atinge direta ou indiretamente a biodiversidade do Planeta. Considerando que o meio ambiente se modifica para melhor ou para pior com a intervenção do ser humano, a educação ambiental precisa ser entendida como uma possibilidade de garantir a manutenção e a preservação na relação serhumano, natureza.
Ao observar, que as conseqüências negativas do uso dos recursos naturais pelos seres humanos continuam agravando-se, este trabalho nos mostra, realizar algumas considerações sobre a importância da manutenção da biodiversidade, além, da relevância pertinente à conservação, e preservação dos ecossistemas.

Em um primeiro momento será retratado o que vem a ser biodiversidade, aimportância das cadeias alimentares, das trocas de energia e reciclagem de matérias, as possíveis causas e conseqüências da perda da mesma, além da importância da conservação e criação de áreas protegidas.

Tal região vem sendo alvo, desde a década de 1970, de um desmatamento intensivo para o uso agrícola e da pecuária, fator que proporcionou o comprometimento, e até mesmo, a extinção dealgumas espécies de animais e vegetais. A riqueza desse bioma é de fundamental importância devido o alto nível de endemismo e sua biodiversidade.

Abordaremos sobre a educação ambiental, trazendo presente, questões relevantes sobre o cuidado com a água potável, o destino correto para o lixo, o controle e a diminuição do desmatamento e aspectos relacionados com o aumento da temperatura do Planeta e oimpacto ambiental sofrido pela natureza. Os seres vivos convivem e se relacionam entre si e com o meio ambiente, mas apenas o homem tem ações conscientes sobre ele. (KAUFMANN 2006).


2 BIODIVERSIDADE

Ao falar em biodiversidade, automaticamente pensa-se em alta diversidade de espécies ou formas de vida, tanto animal quanto vegetal, concomitante com sua função ecológica e variedade genética.Para Townsend (2006), significa a riqueza de espécies, ou o número delas existentes em uma área geográfica definida. A biodiversidade está na natureza, e em nossa volta, em tudo que podemos olhar “uma enorme cornucópia de espécies selvagens e cultivadas, diferentes em forma e função, com beleza e utilidade além da mais louca imaginação” (ILTIS, 1997, p. 126).

Segundo a Convenção sobre...
tracking img