Biodiversidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (625 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

O ano de 2010 foi marcado por ser o ano internacional da Biodiversidade. Na ocasião, tal campanha criada pela Organização das Nações Unidas, teve como fundamento principal estimular omundo a agir pela proteção da biodiversidade e ao mesmo tempo poder expressar a importância da biodiversidade para o bem-estar das populações, refletir sobre as conquistas alcançadas até agora parapreservar e reduzir o índice de perda da biodiversidade.

Ano Internacional das Florestas
Em 2011, a ONU deu seqüência a iniciativa, intitulando esse período como o “Ano Internacional das Florestas”,com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a atual matança de nossas florestas e como isso pode interferir negativamente em nossas vidas. Segundo dados do Pnuma – Programa das Nações Unidas parao Meio Ambiente, as florestas representam 31% da cobertura terrestre do planeta, servindo de abrigo para 300 milhões de pessoas de todo o mundo e, ainda, garantindo, de forma direta, a sobrevivênciade 1,6 bilhões de seres humanos e 80% da biodiversidade terrestre. Em pé, as florestas são capazes de movimentar cerca de $ 327 bilhões todos os anos, mas infelizmente as atividades que se baseiam naderrubada das matas ainda são bastante comuns em todo o mundo.
Importância das florestas
Em conjunto com outras associações vegetais, a floresta encerra uma grande biodiversidade e garante onecessário equilíbrio ecológico. Por isso, ela é cada vez mais reconhecida como um espaço de importância fundamental para a manutenção dos valores naturais e para a melhoria da qualidade de vida daspopulações.
As florestas cobrem cerca de 30% da superfície terrestre. É nas florestas e noutros cobertos vegetais que se realiza a fotossíntese da qual depende a vida: produção de oxigênio a partir do dióxidode carbono. Elas são depositárias de dois quintos de todo o carbono armazenado nos ecossistemas terrestres, sendo consideradas como “pulmões do mundo” ou “sumidouros de carbono”.
Além da...
tracking img