Biodiversidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (874 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Biologia
Biodiversidade… … ou diversidade biológica: variabilidade de seres vivos e das relações que estabelecem entre si e com o meio em que vivem.
Apesar de ser um pequeno planeta, à escala doUniverso, a Terra reúne condições que asseguram a sobrevivência e a evolução dos seres vivos: luz solar, calor, crusta terrestre sólida, água eatmosfera rica em oxigénio.
De facto, existe uma enormequalidade e variabilidade de formas vivas no nosso planeta -biodiversidade. A maioria dos cientistas considera que nos ambientes aquáticos há maior biodiversidade do que nos ambientes terrestres. Estaobservação estará relacionada com o facto de a superfície terrestre ser ocupada por dois terços de água.
Até ao momento, de acordo com os dados obtidos pela Convenção da Diversidade Biológica, foramidentificadas cerca de 1, 7 milhões de espécies. No entanto, admite-se a existência, no nosso planeta, de cerca de 10 a 100 milhões de organismos diferentes, o que sugere o grande desconhecimento dabiodiversidade.
Ao longo do tempo, os seres vivos relacionaram-se com o meio ambiente, modificando-o e sendo por ele influenciados. Mas, apesar da enorme biodiversidade, os seres vivos apresentam umaunidade básica comum.




Organização celular
As células, de acordo com a sua organização básica, classificam-se em procarióticas e eucarióticas.
Células procarióticas – células que apresentamuma constituição muito simples. Nestas células, o material genético não está envolvido por uma membrana nuclear. Não apresentam, por isso, um verdadeiro núcleo, mas uma estrutura designada nucleóide.Células Procariontes
As células procariontes ou procarióticas, também chamadas de protocélulas, são muito diferentes das eucariontes. A sua principal característica é a ausência de cariotecaindividualizando o núcleo celular, pela ausência de alguns organelas e pelo pequeno tamanho que se acredita que se deve ao fato de não possuírem compartimentos membranosos originados por evaginação ou...
tracking img