Biodisponibilidade de ferro na farinha do fígado de tambaqui

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2375 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Biodisponibilidade de ferro em farinha do fígado de tambaqui (Colossoma macropomum) oriundo de cativeiro. (estudo em ratos)

Eudevan souza GOMES¹; Lucia K.O. YUYAMA²; Francisca C.A. SILVA³; Jaime P.L. AGUIAR³; Risonilce F. S. SOUSA³; Bruna Q.C. SANTOS⁴.


Bolsista PIBIC/CNPq/INPA¹; Orientadora INPA/CPCS²; Colaboradores INPA/CPCS³; Bolsista CNPq/INPA⁴.



Introdução


O pescado é umadas principais fontes de proteínas na alimentação humana (Oetterer, 2006). No Brasil, aproximadamente 50% da biomassa são descartadas (Pessatti, 2001). Na Amazônia, estima-se uma produção de 217.000 toneladas/ano (Val, 2009). Manaus é o principal porto de desembarque de toda produção A grande quantidade de subproduto advindo do processamento do pescado torna possível sua utilização como matériaprima para rações e produtos com valor agregado (Stori et al., 2002) O aproveitamento do material residual, além de sanar o grande problema de eliminação de matéria poluente e de difícil descarte, traz vantagens econômicas, sociais, ambientais e principalmente de saúde pública. Pelos aspectos de mercado o tambaqui (Colossoma macropomum), é a espécie mais cultivada na região amazônica (IBAMA, 2007)com produção estimada em 14 mil toneladas por ano (Inoue, 2011). Ao final espera-se apontar estratégias de aproveitamento, considerando o grande desperdício desse subproduto, que eventualmente, possa ser de grande relevância na minimização dos processos carênciais dentre eles a anemia ferropriva. No Amazonas, a anemia por deficiência de ferro, é considerada um problema de Saúde Pública, (Alencar &Yuyama, 1997; Bressane, 2004), atrelada ao baixo consumo de ferro na dieta (Yuyama, et al., 2000. 1999). Vários são os fatores que concorrem para o quadro da anemia, sendo a deficiência de ferro a mais importante e o principal fator de risco para a instalação da anemia ferropriva é o dietético, por meio do consumo insuficiente de alimentos fontes e da baixa biodisponibilidade de ferro da dieta(Assis, 2001). Para garantir uma alimentação adequada em ferro, é necessário conhecer não somente a quantidade deste mineral, mas também a sua biodisponibilidade. Por compor o hábito regional e pela falta de informações, este trabalho tem por objetivo inicial, caracterizar os constituintes nutricionais e avaliar a biodisponibilidade de ferro na farinha do fígado de tambaqui, utilizando o método dedepleção e repleção de hemoglobina tendo ratos como modelo experimental e contribuir com o fornecimento de subsídios para um melhor reaproveitamento desse subproduto.

1. Material e Metódos

Foram utilizados fígados de tambaqui, oriundo das feiras livres, supermercados e restaurantes da cidade de Manaus, o processo de retirada e limpeza foi feita de maneira artesanal, armazenados em caixa de isoporcom gelo a uma temperatura próxima de 0ºC e transportado para o Laboratório de Alimentos e Nutrição do INPA, submetidos a um processo de higienização e cozido em panela inox por 10 minutos após o início da fervura, disposto em bandejas em camadas uniformes de aproximadamente 1,0 cm e secas em estufa com circulação de ar forçada à temperatura de 60 °C durante 72 horas, (IAL, 2008), triturado emprocessador doméstico até a obtenção de um pó que foi tamisado em malha com 1,5 mm de diâmetro as análise microbiológicas realizadas foram Salmonella, coliformes totais e fecais, segundo a metodologia da (ICMSF, 1983) as análises físico-químicas em relação a umidade, cinza, proteína e lipídio, foram realizadas em triplicata (IAL, 2008) A determinação do teor de ferro foi realizado em triplicatapela técnica de espectrometria de absorção atômica, de acordo com o manual da Varian, ( 2000). A fim de minimizar a contaminação, todas as vidrarias foram colocada em solução de ácido nítrico a 30% por 12 horas. Os comedouros e outros materiais de aço inoxidável seguiram o mesmo processo, diferindo apenas na solução utilizada para desmineralização que foi o ácido Etilenodiaminotetracético...
tracking img