Biodisel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2074 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
BIODIESEL



O que é mesmo biodiesel?


Muito se tem falado neste nome hoje em dia no Brasil. Mas será que todos sabem realmente o que é, de fato, biodiesel?


A definição deste combustível, de consenso comum entre os pesquisadores, é: "Biodiesel é um combustível renovável, biodegradável e ecologicamente correto, constituído de uma mistura de ésteres metílicos ou etílicos deácidos graxos, obtidos por reação de transesterificação de qualquer triglicerídeo com um álcool de cadeia curta, metanol ou etanol, respectivamente".


Por outro lado, não é biodiesel:


a) Qualquer óleo vegetal puro: soja, girassol, canola, mamona, palma, babaçu, algodão e outros;


b) Óleo vegetal misturado ao diesel, seja em qualquer quantidade;


c) Óleovegetal misturado a qualquer outro combustível ou produto, sem seguir o método científico da transesterificação.




Matérias-primas utilizadas no Brasil para a produção de biodiesel


As oleaginosas estão presentes em todo o território nacional, até mesmo nas áreas da Amazônia Legal, onde se verifica a cultura extrativista do dendê. No Mato Grosso, onde há ainda grandes áreas paraimplantação da agricultura, a soja tem se consolidando como principal grão, já se comprovando a presença também do girassol e algodão.


A soja tem avançado nos últimos anos também para o interior da Bahia, Tocantins, Piauí e Maranhão, mantendo-se como grande produto do agronegócio brasileiro. A mamona, por sua vez, ainda resiste no semi-árido nordestino e deve receber mais incentivos parao seu retorno às grandes produções. Nas regiões Sul e Sudeste, há destaque para as culturas do algodão, da soja e amendoim, que cobrem razoáveis extensões de terra na região.


O Brasil é um país que, por sua extensa área geográfica, clima tropical e subtropical, favorece uma ampla diversidade de matérias-primas para a produção de biodiesel. Destacam-se, dentre as principais, asoleaginosas como algodão, amendoim, dendê, girassol, mamona, pinhão-manso e soja.


Cada oleaginosa, dependendo da região na qual é cultivada e segundo as condições de clima e de solo, apresenta características específicas na produtividade por hectare e na percentagem de óleo obtida da amêndoa ou grão. A produtividade obtida também está diretamente associada às condições de clima e do sol, àstecnologias de cultivo, à qualidade das sementes e às tecnologias de processamento praticadas.
















Óleos residuais e gorduras animais


São também consideradas matérias-primas para biocombustíveis os óleos de descartes, gorduras animais e óleos já utilizados em frituras de alimentos.


Inclusive, os óleos de frituras representam um potencial de ofertasurpreendente, superando as mais otimistas expectativas. Tais óleos têm origem em determinadas indústrias de produção de alimentos, nos restaurantes comerciais e institucionais, e ainda nas lanchonetes. Um levantamento primário da oferta de óleos residuais de frituras, passíveis de serem coletados, revela um valor da oferta brasileira superior à 30.000 toneladas anuais.


Também sãosurpreendentes os volumes ofertados de sebo de animais, especialmente de bovinos, nos países produtores de carnes e couros, como é o caso do Brasil. Tais matérias-primas são ofertadas em quantidades substanciais pelos curtumes e pelos abatedouros de animais de médio e grande porte, e podem perfeitamente serem transformados em biodiesel.



Vantagens e desvantagens do biodiesel


Algumas dasvantagens do biodiesel são:


a) O biodiesel é mais seguro do que o diesel de petróleo;


b) O ponto de combustão do biodiesel na sua forma pura é de mais de 300 F contra 125 F do diesel comum;


c) Os gases lançados na atmosfera pelo biodiesel são menos ofensivos;


d) O uso do biodiesel resulta numa notável redução dos odores, o que é um benefício real em...
tracking img