Biodigestores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1090 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Biodigestor, uma idéia por acaso?
Na verdade os Biodigestores não surgiram por acaso, assim como também a sua finalidade de origem foi a criação de um dispositivo que produzisse o adubo complementando o ciclo do solo de forma a não perder tanto as suas características. Consequentemente descobriu-se que o gás (biogás) produzido nesse processo poderia ser utilizado também, o que abriu caminhopara a criação de diversos tipos de Biodigestores.

O que seria um Biodigestor ?
São equipamentos de fabricação relativamente simples, que possibilitam o reaproveitamento de detritos para gerar gás e adubo, também chamados de biogás e biofertilizantes. O biodigestor geralmente é alimentado com restos de alimentos e fezes de animais, acrescidos de água.

Tipos de Biodigestores
Efetivamente osbiodigestores são qualificados em dois tipos, contínuos e descontínuos, dentre eles existem diversos modelos de biodigestores,e uns dos mais usualmente conhecidos são: * Modelo Chinês (contínuo); * Modelo Indiano (contínuo); * Modelo de Batelada (descontínuo).

Modelo Chinês
Formada basicamente por uma câmara cilíndrica em alvenaria para a fermentação, com teto abobado ( lona ), impermeável,destinado ao armazenamento do biogás. Este formato funciona com o principio da prensa hidráulica, de modo que aumentamos a pressão em seu interior resultante do acumulo de biogás resultarão em deslocamentos do efluente da câmara de fermentação para a caixa de saída, e em sentido contrario quando ocorre a decomposição. O modelo chinês é construído quase totalmente em alvenaria, o que acaba porreduzir seu custo, contudo podem ocorrer vazamentos de biogás se a estrutura não for devidamente vedada e impermeabilizada. Neste tipo de biodigestor uma parcela do gás é formada na caixa de saída é liberado para a atmosfera, reduzindo parcialmente a pressão interna, por esse motivo as construções desse biodigestor não são utilizadas para instalações de grande porte.

Vantagens
Este modelo tem umcusto mais barato em relação aos outros, pois a cúpula é feita alvenaria.

Desvantagens
O sistema de comunicação entre a caixa de carga e o digestor sendo feito através de tubos, está sujeito a entupimentos.

O biodigestor chinês é o que ocupa menos espaço na superfície do solo.

Tem limitação ao tipo de solo. Sua construção em solos superficiais não é indicada.

Como é construídocompletamente enterrado no solo (tanto o digestor, como o gasômetro), sofre muito pouca variação de temperatura.

Não é um biodigestor próprio para acúmulo de gás, devido a sua construção de cúpula fixa (a área de reserva de gás é menor).

Modelo Chinês

Modelo Chinês ( em corte)

Modelo Indiano
Sua cúpula, geralmente feita de ferro ou fibra, é móvel. Movimenta-se para cima e para baixo deacordo com a produção de biogás. Nesse tipo de biodigestor o processo de fermentação acontece mais rápido, pois aproveita a temperatura do solo que é pouco variável, favorecendo a ação das bactérias. Ocupa pouco espaço e a construção por ser subterrânea, dispensa o uso de reforços, tais como cintas de concreto. Caso a cúpula seja de metal, deve-se fazer uso de uma boa pintura com um anticorrosivo .Por ser um biodigestor que fica no subsolo, é preciso ter cuidado, evitando infiltração no lençol freático. Existentes biodigestores feitos em concreto, ou metal, coberto com lona vedada. Esta deve ter duas saídas, com duas válvulas, nas quais restos orgânicos são despejados.

Vantagens
O digestor do modelo indiano é construído enterrado no solo e, como a temperatura do solo é pouco variável, oprocesso de fermentação que ocorre em seu interior tem a vantagem de sofrer pouca variação de temperatura. A temperatura elevada favorece a ação das bactérias (responsáveis pelo processo de fermentação anaeróbica) e a sua queda provoca uma menor produção de biogás. Ocupa pouco espaço do terreno (em relação ao da marinha), porque sua maior extensão é vertical. Em termos de custos, sendo as...
tracking img