Biodigestores no meio rural como energia renovavel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1454 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
BIODIGESTORES NO MEIO RURAL COMO ENERGIA RENOVAVEL

Rafael Pazinatto

RESUMO: Com as exigências cada vez maiores no setor da agropecuária na questão de alimentos e no aumento desta produção seja de origem animal ou vegetal, a produção de resíduos aumentara junto, o qual se tornaria um problema gigantesco para produtor, se ele não tiver um tratamento correto. Sendo assim é preciso ter umaconsciência ecológica, para a preservação do meio ambiente. Por isso seria interessante a utilização de sistemas de energia alternativa, e receberem um tratamento seguro para estes resíduos.
Os Biodigestores são de tecnologia simples, que possibilitam transformar resíduos dos animais em Biogás como fonte de energia e Biofertilizantes para o uso em lavouras, facilitando assim a vida deste agricultor ebarateando seus custos.

Palavras-chave: Biodigestores, Resíduos, Biogás, Biofertilizantes.

O Biodigestor é um tanque que não fica em contato com o ar atmosférico, onde toda matéria orgânica ali depositada é degradada por bactérias anaeróbias. Neste processo, se obtém os subprodutos o gás, e a parte sólida decantada no fundo se tornam adubo, e a parte liquida pode ser tratada maisfacilmente. É muito usado em lugares onde a produção de dejetos é de grande escala, como dejetos humanos, esterco de animais, etc. Hoje a China é a que mais tem biodigestores em todo o mundo (na década de 70 eram 7 milhões) contribuindo para o saneamento, produção de energia alternativa e alimentos.
No caso de dejetos humanos, o efluente deve ser tratado posteriormente para garantir a segurança sanitária.O uso deste meio de tratamento gera não só vantagens ambientais, mas também econômico como tratamento de esgoto seguro, onde se produz o biogás para alimentar um gerador de energia e também um fogão a gás. Deste tratamento resulta um efluente de alto teor orgânico para aplicação em lavouras.
Existem vários tipos de Biodigestores, entretanto, existem dois tipos básicos de biodigestores maisutilizados, que são os biodigestores de “batelada” e o “continuo”.
Os biodigestores “em batelada” são aqueles que operam de forma descontinua, o processo se dá por cargas inseridas diretamente no compartimento de fermentação. Este processo é utilizado quando não é possível a alimentação do biodigestor de forma continua diariamente, ou, quando a produção de gás não é exigida em grande escala oudiariamente. Nestes biodigestores a matéria orgânica é introduzida de uma só vez e fechado para não entrar ar para que ocorra a digestão anaeróbia. Quando a produção de gás se tornar baixa de novo, este é aberto e retirado o produto final da decomposição (biofertilizante), e após depositada nova carga orgânica para nova decomposição.
Já os biodigestores de operação “continua” operam com carga continuade matéria orgânica diariamente, que são movimentadas por força hidráulica dentro do biodigestor para que a matéria orgânica seja decomposta por inteiro sem entupimentos e formação de crosta dentro do mesmo.
Esta biodigestão anaeróbia pode ser dividida em três partes para enfim se ter o produto final que é o gás e o adubo, são elas:
Fase de Hidrólise: Nesta fase as bactérias liberam as chamadasenzimas extracelulares, que são responsáveis pela quebra das partículas maiores em ácidos orgânicos, alcoóis, H2 e CO2; realizando ainda a fermentação de proteínas e lipídeos.
Fase Ácida: Nesta fase as bactérias produtoras de ácidos, transformam as proteínas, gorduras e carboidratos em moléculas de acido orgânico, amônia, hidrogênio, etanol, dentre outros.
Fase Metanogênica: Pelo nome já da parase ter uma idéia do que esta terceira e ultima fase reserva aos dejetos, as bactérias atuam sobre o hidrogênio e o dióxido de carbono e os transforma em metano que é o biogás. Esta fase é a mais demorada de todas, pois forma-se microbolhas de metano ao redor destas bactérias, isolando-a de um contato direto com a mistura. Aconselha-se a agitação do biodigestor para a “quebra” destas bolhas....
tracking img