Biodigestao anaerobica em biodigestores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1119 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O PROCESSO DE BIODIESTÃO ANAERÓBICA

A biodigestão anaeróbia é o processo de decomposição da matéria orgânica por organismos vivos (bactérias) em meio onde há ausência de oxigênio, tendo como produto o biogás, que é uma mistura de gases – cerca de 75% metano e 25% CO2 e como subproduto os biofertilizantes, fertilizantes de ótima qualidade (bem melhores do que os químicos).
Matéria orgânicapode ser definida como tudo o que foi ou é vivo, isto é vegetal, animal ou bactérias. Qualquer que seja a origem o resíduo orgânico tem a possibilidade de ser aproveitado .No entanto, os resíduos orgânicos mais convenientes para alimentar biodigestores são as fezes animais , como esterco bovino, avícola e suíno . A justificativa é devido o sistema digestivo do animal , ou seja, o resíduo orgânicojá vem reduzido e mais solúvel , e também a necessidade nutricional das bactérias , uma vez que necessitam extremamente de carbono, nitrogênio.
Quando a matéria orgânica é digerida, a degradação das moléculas orgânicas complexas pode ser acompanhada em três estágios:

FASE DA LIQUEFAÇÃO:  As bactérias liberam no meio as chamadas enzimas extracelulares, que tem por função realizar a chamadahidrólise das partículas, que nada mais é do que a transformação, ou quebra das moléculas

FASE ÁCIDA : As bactérias que produzem os ácidos, podem ser anaeróbicas ou facultativas. Elas são capazes de eliminarem quaisquer traços de oxigênio que tenha permanecido no material orgânico. As bactérias transformam as moléculas de proteínas, gorduras e carboidratos em moléculas de ácidos orgânicos,etanol, amônia, hidrogênio, dióxido de carbono, dentre outros compostos.

FASE METANOGÊNICA:  Esta fase é realizada pelas bactérias metanogênicas, como os Metanobacterium e Metanococcus, elas começam onde termina o trabalho das bactérias formadoras de ácidos ou seja as bactérias denominadas metanogênicas atuam sobre o hidrogênio e o dióxido de carbono e os transforma em metano (biogás). Observa-se que as bactérias metanogênicas apresentam uma sensibilidade enorme às variações do ambiente e a diversos outros fatores. Por isso é indispensável a observação de alguns fatores que irão oferecer uma melhor qualidade de biogás .Entre eles:


ACIDEZ E pH DO MEIO : Como já dito anteriormente o processo de biodigestão possui bactérias formadoras de ácidos .Isto faz com que o pH do meioabaixe e consequentemente o torna muito ácido. Esta condição elimina as bactérias metanogênicas ,o que irá parar o sistema .Deste modo, o método mais comum de restaurar pH ideal é interromper sua alimentação por alguns dias .Isto dá tempo para as bactérias reduzirem a concentração dos ácidos voláteis .

TEMPERATURA: A temperatura dentro dos biodigestores deve ser controlada para que seatinja a produção desejada. As bactérias responsáveis pela biodigestão são bastante sensíveis a variações bruscas de temperatura (variações de 3ºC já são suficientes para provocar a morte da maioria das bactérias digestoras) .Tem sido demonstrado que a faixa ideal é de 30 e 35ºC. Esta é a faixa que combina as melhores condições para o crescimento e para a produção do metano. Por isso, em locaisonde a amplitude térmica seja elevada deve-se dispor de sistemas de aquecimento ou resfriamento auxiliares.

A INEXISTÊNCIA DE AR : O oxigênio é extremamente letal para as bactérias anaeróbicas, portanto, com a presença do O2 elas paralisam o seu metabolismo, e, com isso, ocorre a paralisação da produção do CH4.Desta forma, as bactérias que produzem ácido usam todo o oxigênio presente nosresíduos orgânicos e o ambiente do biodigestor tende a ficar anaeróbico .

TEOR DE ÁGUA : O produto que for para a câmara de fermentação precisa ter um percentual de água de 90 a 95% em relação ao peso do mesmo. Tanto o excesso quanto a falta de umidade é prejudicial à produção de gás.
No esterco, bovino, que possui em média 85% de umidade, é necessário acrescentar 100% de água em relação ao seu...
tracking img