Biodiesel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3665 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic][pic]
Coordenação de Química
Curso Superior de Processos Químicos
Turma: PI 331
2° semestre / 2009









Relatório de Orgânica II











Rio de Janeiro
Novembro de 2009







Relatório da prática:


- OBTENÇÃO DE BIODIESEL












Componentes:
Bernard Mouffron
Felipe Mariano
Jéssica Muniz
Karina Borges
QUESTIONÁRIO❖ Parte Teórica


1) O que é biodiesel?
R: Biodiesel é um combustível biodegradável derivado de fontes renováveis, que pode ser obtido por diferentes processos tais como o craqueamento, a esterificação ou pela transesterificação. Pode ser produzido a partir de gorduras animais ou de óleos vegetais, existindo dezenas de espécies vegetais no Brasil que podem ser utilizadas, tais comomamona, dendê (palma), girassol, babaçu, amendoim, pinhão manso e soja, dentre outras.
O biodiesel substitui total ou parcialmente o óleo diesel de petróleo em motores ciclodiesel automotivos (de caminhões, tratores, camionetas, automóveis, etc) ou estacionários (geradores de eletricidade, calor, etc). Pode ser usado puro ou misturado ao diesel em diversas proporções. A mistura de 2% de biodieselao diesel de petróleo é chamada de B2 e assim sucessivamente, até o biodiesel puro, denominado B100.
Segundo a Lei nº 11.097, de 13 de janeiro de 2005, biodiesel é um “biocombustível derivado de biomassa renovável para uso em motores a combustão interna com ignição por compressão ou, conforme regulamento, para geração de outro tipo de energia, que possa substituir parcial ou totalmentecombustíveis de origem fóssil”.
A transesterificação é processo mais utilizado atualmente para a produção de biodiesel. Consiste numa reação química dos óleos vegetais ou gorduras animais com o álcool comum (etanol) ou o metanol, estimulada por um catalisador, da qual também se extrai a glicerina, produto com aplicações diversas na indústria química.
Além da glicerina, a cadeiaprodutiva do biodiesel gera uma série de outros co-produtos (torta, farelo etc.) que podem agregar valor e se constituir em outras fontes de renda importantes para os produtores.

2) Qual é a definição de combustível e de biocombustível?
R:
Combustível: Um combustível é qualquer substância que reage com o oxigênio (ou outro comburente) liberando energia, usualmente de modo vigoroso, na forma decalor, chamas e gases. Supõe a liberação da energia nele contida em forma de energia potencial a uma forma utilizável. São usados, principalmente, para gerar energia e movimentar automóveis, aviões, máquinas industriais, etc. Alguns combustíveis são utilizados também para gerar energia elétrica.


Biocombustível: É qualquer combustível de origem biológica, desde que não seja de origem fóssil. Éoriginado de mistura de uma ou mais plantas como: cana-de-açúcar, mamona, soja, cânhamo, canola, babaçu, lixo orgânico, dentre outros tipos. Existem vários tipos de biocombustíveis: bioetanol, biodiesel, biogás, biomassa, biometanol, entre outros.


3) Que tipo de reação caracteriza o processo de obtenção de biodiesel?
R: O tipo de reação que caracteriza o processo de obtenção do biodiesel éa transesterificação. A reação de transesterificação consiste de um triglicerídeo reagindo com um álcool na presença de um catalisador (podendo ser um ácido ou uma base forte), produzindo uma mistura de ésteres alquílicos, de ácidos graxos e glicerol, sendo que a mistura de ésteres é o que se denomina biodiesel.


4) Qual é a equação química e o mecanismo deste tipo de reação?
R:
[pic]Mecanismo: Transesterificação é um termo geral usado para descrever uma importante classe de reações orgânicas onde um éster é transformado em outro através da troca do resíduo alcoxila. Quando o éster original reage com um álcool, o processo de transesterificação é denominado alcoólise. Esta reação é reversível e prossegue essencialmente misturando os reagentes. Contudo, a presença de um...
tracking img