Biodiesel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4228 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
A partir do final do século passado, os impactos ambientais têm recebido grande destaque, e, hoje, a preocupação com questões ambientais, como o aquecimento global, é bastante difundida internacionalmente. Com o protocolo de Kyoto, exigências mais rígidas acerca das emissões atmosféricas foram feitas aos países mais desenvolvidos. As indústrias, então, tinham que se tornar maissustentáveis, mas não havia interesse em perder a sua competitividade. Uma das alternativas foi o desenvolvimento de combustíveis mais limpos que pudessem substituir, sem prejuízo econômico, os combustíveis tradicionais (fósseis), responsáveis por grande quantidade de emissão de CO2. Esses novos combustíveis são os Biocombustíveis, que poluem menos porque seu processo de produção tende a ser maislimpo e têm melhor balanço de emissão de CO2.
Biocombustível ou agrocombustível é o combustível de origem biológica não fóssil. Normalmente é produzido a partir de uma ou mais plantas. Todo material orgânico gera energia, mas o biocombustível é fabricado em escala comercial a partir de produtos agrícolas como a cana-de-açúcar, mamona, soja, canola, babaçu, mandioca, milho, beterraba, [1]algas.
Os biocombustíveis são derivados de biomassa renovável que podem substituir, parcial ou totalmente, combustíveis derivados de petróleo e gás natural em motores a combustão ou em outro tipo de geração de energia. A princípio, as vantagens eram bastante evidentes. Para atingir a sustentabilidade, o uso de biocombustíveis é essencial, pois se trata de um combustível baseado em recursosrenováveis enquanto que os combustíveis fósseis são baseados em recursos não renováveis, além disso, o uso dos biocombustíveis reduziria a dependência energética em relação aos combustíveis tradicionais, que são bastante vulneráveis às instabilidades da política internacional.
Contudo, com mais estudos sobre esta nova tecnologia, foi visto que os biocombustíveis podem, em certas situações,deixar de ser uma solução para o meio ambiente e se tornar um novo problema, visto que há também desvantagens envolvidas a esse combustível. O que acontece é que, conforme o mercado desse produto foi crescendo e se tornando mais lucrativo, os grandes produtores demonstraram que, acima de qualquer preocupação com a questão ambiental, eles desejavam produzir e lucrar mais. Os biocombustíveis nessecontexto passam a se chamar de “agrocombustíveis”, pois passam a ser uma nova alternativa de lucro para os grandes produtores agrícolas, que tendem a preferir produzir o combustível a produzir alimentos.
História

Desde o final do século XVIII quando James Watt melhorou o motor a vapor que utilizava como combustível o carvão, as fontes renováveis de energia, que até então eram nada mais do que autilização da madeira como lenha e alguns poucos e não muito eficientes mecanismos que utilizavam a água e o vento, foram sendo deixadas de lado. Com a Revolução Industrial a demanda pelo carvão aumentou ainda mais declinando apenas com a descoberta do petróleo já no século XX.

Por outro lado, conceito de biocombustíveis é surpreendentemente velho, Rudolf Diesel, cuja invenção carrega agoraseu nome, idealizou o óleo vegetal como uma fonte de combustível para seu motor. Na verdade, muito do seu trabalho inicial girou em torno do uso do biocombustível. Em 1900, na Exposição Internacional de Paris, na França , Diesel demonstrou seu motor em funcionamento à base de óleo de amendoim. Henry Ford esperava que seu automóvel Modelo T funcionasse à base de etanol, também de origem vegetal.Nos dois casos, de Diesel e Ford, o petróleo invadiu a cena e provou ser a fonte mais lógica de combustível. Isso foi baseado em fornecimento, preço e eficiência, entre outras coisas. Embora não fosse uma prática comum, os óleos vegetais também eram usados como combustível durante os anos 30 e 40.
Foi nos anos 70 e 80 que a idéia de usar biocombustíveis voltou à tona nos Estados Unidos. Um...
tracking img