Biodiesel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2331 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Artigo técnico - Introdução ao Biodiesel
Autor: Wanderley Feliciano Filho e José Pereira Júnior

1. Introdução - É antigo e de conhecimento geral de que os óleos vegetais e gorduras animais se prestam como combustíveis em geral e, mais especificamente, nos motores de ciclo diesel. Como curiosidade, um dos cinco motores apresentados pelo próprio Otto Diesel na exposição de Paris de 1900 operavacom óleo de amendoim.

Porém, devido a razões de cunho econômico, o emprego de óleos vegetais e gorduras animais sem ou com tratamento em larga escala como combustível sucedâneo ao diesel de petróleo se mostrou inviável, sendo apenas viável do ponto de vista técnico. -

Contudo, devido ao aumento do preço do petróleo e a razões ambientais, principalmente, ao que se concerne à preocupação como aquecimento global, em função da emissão de gases geradores do efeito estufa, recentemente este quadro tem se alterado, tornando o combustível obtido de fonte renovável bastante atraente, havendo um aumento de demanda mundial para estes produtos, o que deverá ser mantido a longo prazo.

O emprego do biodiesel atende ao conceito de sustentabilidade, uma vez que sua produção é viáveleconomicamente, do ponto de vista ambiental seu uso é vantajoso em relação ao do diesel de petróleo e do ponto de vista social seu emprego pode ser também bastante interessante, uma vez que pode ser um fator gerador de emprego e renda.
 
[pic]
2. Geral - Do ponto de vista teórico, a denominação biodiesel pode ser utilizada para qualquer combustível obtido a partir de fonte renovável, de origem animal ouvegetal, que substitua o óleo de petróleo nos motores de ciclo Diesel.

Apesar de ser factível do ponto de vista teórico, a substituição do diesel de petróleo pelo óleo vegetal ou gordura animal bruta gera problemas práticos de entupimento do motor, pois estes lipídeos são constituídos por mesclas de ésteres naturais de cadeia complexa e de alto peso molecular, cuja alta viscosidade dificulta oprocesso de atomização no bico ejetor. Isso faz com que sua queima seja incompleta, gerando subprodutos indesejáveis, principalmente borras, que tornam necessária manutenção constante no motor.

São conhecidos quatros métodos de produção de biodiesel que evitam os problemas gerados pela alta viscosidade de óleos vegetais e gorduras animais que inviabilizam seu uso puro em motores de ciclo diesel.São eles:  
• Mistura de lipídeos com diesel de petróleo
• Craqueamento térmico de óleos vegetais
• Microemulsão de lipídeos no diesel de petróleo empregando cosolventes
• Transesterificação
O último método é o mais usado, sendo que neste artigo o termo biodiesel será empregado apenas para ele, ou seja, o biodiesel é o éster monoalquílico, obtido a partir da reação detransesterificação, em meio ácido ou básico, de um lipídeo de origem animal ou vegetal com um álcool inferior, reação que também gera como produto glicerina. Esta rota possui vantagens econômicas, sócias e ambientais, uma vez o biodiesel por ela produzido é obtido a partir de fonte renovável, reduzindo a emissão de gases geradores do efeito estufa, tornando-a bastante interessante do ponto de vistatecnológico e econômico.

3. Reação de Transesterificação - Trata-se de uma reação reversível na qual um lipídeo, o qual é um éster superior, reage com um álcool inferior gerando como produtos um éster inferior, o biodiesel e a glicerina.
 [pic]
Apesar de o biodiesel poder ser produzido com diferentes álcoois, os mais comum é o metanol, que é o mais reativo e barato. O etanol também pode serempregado, mas ele é menos reativo, o que exige tempos de reação maiores e consumo de mais energia. 
 
Metanol

Vantagens

• O consumo de metanol é cerca de 45% menor que o do etanol anidro.
 
• Normalmente, o preço do metanol é inferior ao do preço do etanol.
 
• É mais reativo.
 
• Para uma mesma taxa de conversão (e mesmas condições operacionais), o...
tracking img