Biodiesel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2182 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é o Biodiesel?

Definição Geral:

Combustível natural usado em motores diesel, produzido através de fontes renováveis, que atende as especificações da ANP.

Definição Geral estendida:

Combustível renovável derivado de óleos vegetais, como girassol, mamona, soja, babaçu e demais oleaginosas, ou de gorduras animais, usado em motores a diesel, em qualquer concentração de mistura com odiesel. Produzido através de um processo químico que remove a glicerina do óleo.

Definição Técnica:

Combustível composto de mono-alquilésteres de ácidos graxos de cadeia longa, derivados de óleos vegetais ou de gorduras animais e designado B100.

Definição da legislação brasileira:

Biocombustível derivado de biomassa renovável para uso em motores a combustão interna com ignição porcompressão ou, conforme regulamento para geração de outro tipo de energia, que possa substituir parcial ou totalmente combustível de origem fóssil.
 

Biodiesel é o nome de um combustível alternativo de queima limpa, produzido de recursos domésticos, renováveis. O Biodiesel não contem petróleo, mas pode ser adicionado a ele formando uma mistura. Pode ser usada em um motor de ignição a compressão(diesel) sem necessidade de modificação. O Biodiesel é simples de ser usado, biodegradável, não tóxico e essencialmente livre de compostos sulfurados e aromáticos.

O Biodiesel é fabricado através de um processo químico chamado transesterificação onde a glicerina é separada da gordura ou do óleo vegetal. O processo gera dois produtos, ésteres (o nome químico do biodiesel) e glicerina (produtovalorizado no mercado de sabões).

O biodiesel de qualidade deve ser produzido seguindo especificações indústrias restritas, a nível internacional tem-se a ASTM D6751. Nos EUA, o biodiesel é o único combustível alternativo a obter completa aprovação no Clean Air Act de 1990 e autorizado pela Agência Ambiental Americana (EPA) para venda e distribuição. Os óleos vegetais puros não estão autorizados aserem utilizados como óleo combustível.

O biodiesel pode ser usado puro ou em mistura com o óleo diesel em qualquer proporção. Tem aplicação singular quando em mistura com o óleo diesel de ultrabaixo teor de enxofre, porque confere a este, melhores características de lubricidade. É visto como uma alternativa excelente o uso dos ésteres em adição de 5 a 8% para reconstituir essa lubricidade.As vantagens do uso do Biodiesel.

• Funciona em qualquer motor diesel sem modificá-lo, basta completar o tanque a partir;

• Em climas frios funciona melhor que o combustível de óleo vegetal, mas não tem como o diesel fóssil;

• Tem superado o óleo vegetal no uso em muitas provas, em diferentes países, incluindo milhões de quilômetros de estradas;
• É energiarenovável. No Brasil há muitas terras cultiváveis que podem produzir uma enorme variedade de oleaginosas, principalmente nos solos menos produtivos, com um baixo custo de produção;
• O biodiesel é um ótimo lubrificante e pode aumentar a vida útil do motor;
• O biodiesel tem risco de explosão baixo. Ele precisa de uma fonte de calor acima de 150 graus Celsius para explodir;
• Temfácil transporte e fácil armazenamento, devido ao seu menor risco de explosão;
• O uso como combustível proporciona ganho ambiental para todo o planeta, pois colabora para diminuir a poluição e o efeito estufa;
• Para a utilização do biocombustível, não precisa de nenhuma adaptação em caminhões, tratores ou máquinas;
• Preservar o interesse nacional;
•  Promover odesenvolvimento, ampliar o mercado de trabalho e valorizar os recursos energéticos;
Quais as desvantagens do Biodiesel?

Apesar de ser um combustível renovável, a sua capacidade de produção é limitada, pois depende das áreas agrícolas disponíveis que terão, também, de ser usadas para fins alimentares. Portanto, só poderá substituir, parcialmente, o gasóleo.

Por que usar o...
tracking img