Biodiesel da soja

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2100 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O objetivo deste manuscrito é propor um experimento de Química Orgânica Experimental II envolvendo a obtenção de biodiesel a partir de óleo de soja in natura e de óleo de soja usado em frituras,como um experimento alternativo aos já existentes destinados ao estudo das reações de esterificação. Um dos tópicos abordados nas aulas práticas de Química Orgânica é a reação desubstituição nucleofílica acílica, apresentada através das reações de esterificação e transesterificação. De modo geral, no ensino dessas reações se utilizam compostos de partida simples e de baixo custo, como por ex., ácido benzóico, ácido salicílico, anilina para preparação do benzoato de metila, ácido acetilsalicílico e acetanilida, respectivamente. Essas reações apresentam grande simplicidade em suasexecuções, além de se adequarem à carga horária de uma aula prática (em média 4 h/aula). Entretanto, é importante a realização de experimentos laboratoriais que estejam em sintonia com as pesquisas mais recentes envolvendo novos desafios tecnológicos, proporcionando aos alunos de graduação em Química e áreas correlatas, a aplicação de seus conhecimentos básicos, despertando o interesse científicoou tecnológico nos mesmos.
O biodiesel é um combustível produzido a partir de óleos vegetais através de um processo químico denominado de transesterificação. É deste modo, adequado à maioria dos modernos motores Diesel. O uso do biodiesel tem um extenso rol de vantagens, nomeadamente ecológicas, técnicas, de segurança e, obviamente, econômicas. No que diz respeito ao ambiente, o usode biodiesel diminui a emissão de dióxido e monóxido de carbono. É, também, um importante meio de combate ao efeito de estufa, uma vez que ao dióxido de carbono emitido no seu uso corresponde a captura desse mesmo gás durante o cultivo das plantas a partir das quais se produz biodiesel. Talvez uma das mais notáveis vantagens ecológicas seja a ausência de emissão de compostos sulfurosos para a atmosfera.Neste aspecto, é reduzida a, literalmente, zero toda a contribuição para a ocorrência de chuvas ácidas.As vantagens econômicas são múltiplas, começando pelo preço competitivo e pela elevada performance e rendimento alcançados através do uso deste combustível.
A maior parte do biodiesel nacional é produzida a partir do óleo do grão da soja, um dos principais produtos agrícolas do Brasil.Atualmente, existem 60 plantas autorizadas pela ANP para a produção de biodiesel. Mesmo com esse grande leque de possibilidades, 82% da produção nacional desse biocombustível provêm do óleo de soja, uma das matérias-primas mais caras desse mercado. O engenheiro agrônomo Amélio Dall’Agnol, pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), explica que esse grão se mantém comolíder no mercado por ser uma cultura amplamente conhecida, que tem uma cadeia produtiva estabelecida e uma tecnologia agrícola já bem desenvolvida. Outro fator decisivo para a manutenção do uso da soja na produção do biodiesel é a forte demanda do mercado internacional pelo seu farelo, usado como ração para gado, frango e porco. “Não se planta soja por causa do óleo, mas por causa do farelo”, afirmaDall’Agnol. “O óleo é apenas uma consequência que foi bem aproveitada pelos grandes produtores no Brasil.”
A tabela mostra a produtividade das principais plantas usadas na produção de biodiesel. (arte: Sofia Moutinho/ dados: ANP)

Biodiesel de soja

Combustíveis a diesel são de vital importância no setor econômico de um país em desenvolvimento. A alta demanda de energia no mundoindustrializado e no setor doméstico, bem como os problemas de poluição causados devido ao vasto uso desses combustíveis, tem resultado em uma crescente necessidade de desenvolver fontes de energias renováveis sem limites de duração e de menor impacto ambiental que os meios tradicionais existentes, estimulando assim, recentes interesses na busca de fontes alternativas para combustíveis à base de...
tracking img