Bioclimatologia animal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5371 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola Superior Batista do Amazonas-ESBAM
Curso de Medicina Veterinária
Matéria de Bioclimatologia Veterinária
Acadêmicos: Jaguanhara G, Evilázio J.
1. INTRODUÇÃO
Os animais domésticos,como todo ser vivo, vive em um ambiente constituído pelo conjunto de condições exteriores maturais e artificiais ou preparadas, que sobre ele exerce a sua atuação.O clima, como a "sucessão habitual dascondições do tempo na região" é o mais importante dos fatores que atuam sobre os animais.Sua influência apresenta-se de ordem direta e indireta.A influência direta,processa-se através da temperatura do ar, e da radiação solar, e em menos grau da umidade.
Os componentes climáticos condicionam as funções orgânicas envolvidas na manutenção da temperatura normal do corpo.Os fatores climáticos e edáficoscompõem o fator ecológico geral que indica a potencialidade do para a atividade pastoril.O rendimento de um rebanho é a resultamte da média das heranças individuais e do ambiente mais ou menos favorável à expressão das mesmas.
A grande importância do ambiente para a exploração dos animais domésticos decorre unicamente de sua influência sibre o fenótipo isto é, sobre a exteriozação da herança , dogenotipo dos indíviduos ; permitindo a sua plena exteriozação ou limitando-a ,impedindo, por não lhe ser plenamente satisfatório que ele se manifeste no seu fenótipo com todo seu potencial,ou mesmo impedindo tota, principalmente no que se refere às atividades produtivas.


2. JUSTIFICATIVA
A grande importância de se avaliar os parâmetros bioclimatológicos para se alcançar o bem-estar destesanimais, fatores estes que influenciam em sua produtividade, um importância econômica, precocidade e bem-estar.

3. OBJETIVOS

3.1 GERAL
• Proporcionar aos animais de produção: como suínos, bovinos e aves, boas condições de adaptação ao clima, estrutura, manejo e bem-estar animal.


3.2 ESPECÍFICOS
• Identificar quais fatores proporcionam uma melhoria na produção animal.

• Analisar quaismétodos viáveis, atingíveis para o melhor condicionamento destes animais.

• Verificar os parâmetros utilizados a se consegui menos desperdício e maior lucratividade.


4. QUADRO TEÓRICO


4.1 Clima, Fatores e elementos climáticos


Fenômenos climáticos anormais registrados nos últimos anos fizeram aumentar as preocupações na sociedade, pois estão de acordo com as projeções dos cientistassobre as conseqüências do aquecimento global, segundo as quais qualquer mudança quanto ao clima afetará significativamente a freqüência de acontecimentos climáticos tais como aumento de calor e de chuvas intensas.
Um dos estudos da Bioclimatologia é a adaptação do animal doméstico ao clima e ao ambiente que o rodeia. O clima age sobre os animais, através de seus agentes (distribuição do calor,da luz, da água, umidade, pressão, altitude, longitude, latitude, os ventos e a topografia do terreno). Esses animais reagem a essas ações e conforme sua intensidade a produção econômica pode ser modificada.
O clima representa um conjunto de fenômenos meteorológicos, de natureza complexa, que atuam isolada e conjuntamente sobre o comportamento animal exercendo efeito sobre o bem-estar e aprodutividade. O clima influencia a pecuária de forma indireta pela sazonalidade condicionando a quantidade e a qualidade da forragem disponíveis aos animais. O regime pluviométrico é o fator gerador das flutuações na produção forrageira, mas outros fatores climáticos também são importantes para o crescimento vegetal, como a radiação solar, o fotoperíodo, a temperatura do ar, umidade, etc.
Tambémindiretamente, o clima influencia a sanidade animal criando as condições ambientais favoráveis ao aumento da população dos parasitos. Como a doença se manifesta por meio da relação entre o agente, o ambiente e o hospedeiro, com aumento do poder infectante, haverá um desequilíbrio nesta relação, predispondo os animais às enfermidades. De forma direta, o clima atua sobre o animal, que busca...
tracking img