Biociencias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2271 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de biociencias

As Biociências contribuem para um melhor ambiente, para melhores cuidados de saúde, para melhor alimentação, para melhor produção industrial e para maior eficiência energética. Isto é, contribuem para o Desenvolvimento Sustentável.
As Biociências constituem uma das tecnologias de ponta mais prometedoras.



Anterior



Biologia marinha e biotecnologia
ABiotecnologia é tecnologia baseada na Biologia, especialmente quando usada na agricultura,ciência dos alimentos e medicina. A Convenção sobre Diversidade Biológica da ONU possui uma das muitas definições de biotecnologia:
- "Biotecnologia significa qualquer aplicação tecnológica que use sistemas biológicas, organismos vivos ou derivados destes, para fazer ou modificar produtos ou processos parausos específicos."
A definição ampla de biotecnologia é o uso de organismos vivos ou parte deles, para a produção de bens e serviços. Nesta definição se esquadram um conjunto de actividades que o homem vem desenvolvendo há milhões de anos, como a produção de alimentos fermentados (pão, vinho, iogurte, cerveja, etc.). Por outro lado a biotecnologia moderna considera-se aquela que faz uso dainformação genética, incorporando técnicas de DNA.


Anterior



Biologia molecular
A Biologia Molecular é o estudo da Biologia a nível molecular, principalmente focando o estudo da estrutura e função do material genético e dos seus produtos de expressão, ou seja, as proteínas. Mais concretamente, a Biologia Molecular investiga as interacções entre os diversos sistemas celulares,incluindo a relação entre DNA, RNA e síntese proteica.
É um campo de estudo alargado, que abrange outras áreas da Biologia e daQuímica, em especial Genética e Bioquímica.


Anterior



Biologia celular

A biologia celular dedica-se ao estudo da unidade fundamental (estrutural e funcional) de todos os seres vivos, a célula, a qual pode ser definida como a menor porção de matéria viva, capazde perpetuar as características próprias do ser vivo através da sua própria divisão, isto é, apresenta auto-suficiência genética.
A biologia celular apresenta-se ligada a diversas áreas de investigação, sendo de destacar, como sub - ramos da biologia celular, a biologia molecular e a engenharia genética:
- A biologia molecular estuda a composição molecular e atómica dosdiferentes organelos e componentes celulares, assim como promove a compreensão e caracterização das diferentes reacções bioquímicas aí ocorrentes.
- A engenharia genética é um ramo da ciência aplicada, no qual, usando os conhecimentos obtidos relativamente à célula, particularmente em relação ao funcionamento e estrutura do material genético, se procuram obter produtos, efeitos ou organismosgeneticamente modificados, com interesse para o homem.

- A biologia celular está estritamente ligada também a diversas áreas da medicina, como a oncologia, produção de vacinas e hormonas, parasitologia, microbiologia e genética humana.



Anterior



Microbiologia

A microbiologia é a ciência que estuda os processos biológicos que ocorrem nos seres de tamanhomicroscópico. A microbiologia, fundada por Louis Pasteur no século XIX, principiou por ser uma ciência utilizada no estudo dos efeitos nocivos provocados por microrganismos e dos meios para os combater; passou depois a ocupar-se do isolamento, cultura e classificação dos microrganismos, e finalmente, preocupou-se com o estudo anatómico e fisiológico desses organismos, o que abriu caminho aodesenvolvimento da genética e da biologia molecular.


Anterior




Zoologia

A zoologia é o estudo dos animais. Este estudo pode ser feito sob pontos de vista muito diferentes, razão pela qual a zoologia se divide num determinado número de ramos distintos.
Alguns destes ramos são puramente descritivos. É o caso da morfologia que descreve a forma exterior e a disposição geral das partes que...
tracking img