Biocel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4318 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Núcleo
Núcleo celular: estrutura geral e funções
O núcleo celular é uma estrutura envolta por membrana que protege o DNA nas células eucariotas (desde fungos até plantas e animais). Há alguns organismos que não possuem núcleo e outras estruturas organizadas, os procariotos, como é o caso das bactérias.

A membrana do núcleo é denominada carioteca e é muito semelhante em composição à membranaplasmática, com dupla camada lipoproteica. Possui inúmeros poros, que permitem a comunicação com o citoplasma e o fluxo de diversas substâncias, como os RNAs. Observe a presença desses poros, nesta foto de microscopia de transmissão eletrônica ao lado. 

Na maioria de nossas células, há apenas um núcleo, esférico e de posição central, mas há células que não possuem núcleo (ex: glóbulosvermelhos) e células que possuem mais de um núcleo (ex: células musculares).

A matriz no interior do núcleo é o nucleoplasma, que semelhante ao citoplasma, forma um gel proteico onde todas as estruturas estão inseridas.

E que estruturas são essas? É no núcleo que estão nossos cromossomos, que comandam o funcionamento da célula, e é onde ocorrem os processos de replicação e transcrição. Na verdade,quando a célula não está em divisão, os cromossomos ficam de uma maneira mais relaxada, um pouco menos espiralada, que se dá o nome de cromatina. A função primordial do núcleo, portanto, é proteger o nosso DNA.

Outra estrutura visível ao microscópico é o nucléolo, que se encontra dentro no núcleo. Nesta região estão sendo transcritos os RNAs ribossômicos que formarão os ribossomos, estruturasindispensáveis para a síntese proteica. Como a taxa de formação desse tipo de RNA é muito alta, ele se acumula no núcleo e forma uma massa densa, o nucléolo.

O núcleo tem uma estreita relação com o Reticulo Endoplasmático, que contém ribossomos aderidos, que fazem a síntese de proteínas. Isso pode ser evidenciado na foto de microscopia de transmissão eletrônica ao lado (colorida artificialmente),onde o núcleo está representado em verde, o retículo endoplasmático em vermelho, os ribossomos em pontos pretos em volta do retículo e as mitocôndrias em turquesa. 

LISOSSOMOS
lisossomos: importante função no processo de digestão intracelular (imagem de um lisossomo ampliada em microscópio)

O que são 
Lisossomos são organelas presentes no citoplasma da grande maioria das célulaseucariontes. No interior dos lisossomos podemos encontrar grande quantidade de enzimas digestivas.
Onde são formados
Os lisossomos são formados no Complexo de Golgi (outra importante organela presente no citoplasma).
Funções dos lisossomos:
- Fazer a degradação e digestão de partículas originárias do meio exterior às células;
- Reciclar (função de renovação celular) outras organelas celulares que estãoenvelhecidas. Este processo é conhecido como autofagia.
Enzimas digestivas dos lisossomos
As enzimas digestivas presentes em grande quantidade no interior dos lisossomos, são originadas no retículo endoplasmático rugoso (outra organela presente no citoplasma).

Mitocôndria
As mitocôndrias encontram-se nas células eucarióticas podendo ter formas e tamanhos diferentes. Possuem grandemobilidade, localizando-se onde a célula necessita de maior energia. A função principal das mitocôndrias é a produção de ATP.

Aspectos Gerais das Mitocôndrias:  A membrana mitocondrial externa é lisa, do tipo plasmática, com baixa permeabilidade seletiva e possuidora de enzimas ligadas à síntese de lipídeos. A membrana mitocondrial interna possui invaginações (cristas), alta permeabilidade seletiva eassocia-se a proteínas do sistema de transporte específico, a proteínas e enzimas da cadeia respiratória e a subunidades protéicas da ATP sintetase (corpúsculos elementares).

O número de corpúsculos depende da demanda energética, que é tanto maior quanto maior for o número de cristas. Eles ligam-se às cristas por meio de ligações hidrofóbicas (Fo). Estas cristas variam de acordo com a célula.O...
tracking img