Biocel - relatorio de ciclose

397 palavras 2 páginas
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO
CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

OBSERVAÇÃO DE CICLOSE E CLOROPLASTOS
Laryssa Souto Menezes Januario
UC12105783

Taguatinga – DF
Outubro, 2012.
Introdução

Os cloroplastos são organelas encontradas nas células vegetais. Tem como função; produzir energia (ATP e NAPH – Fase clara) e sintetizar moléculas (fase escura); realização da fotossíntese e síntese de moléculas a partir do CO2. Essa organela possui um pigmento chamado clorofila que caracteriza a cor verde da organela, e é muito importante no processo de fotossíntese. (Cap. 13 – Junqueira/Cap. 14 – Alberts) A ciclose é o movimento do citoplasma nas células vegetais vivas levando os cloroplastos para a parte mais exterior do citoplasma para facilitar a captação da luz e calor vindos do meio externo. Sua função é facilitar a troca de substâncias intracelularmente ou entre a célula e o meio externo. São movimentos que não acarretam alterações da forma celular e que podem arrastar determinadas estruturas e inclusões, como as organelas. A ciclose depende de interações constantes entre actina e miosina, proteínas formadoras dos microfilamentos. A actina se associa à miosina e, com a hidrólise do ATP, é gerado um movimento interno.

Objetivos O objetivo dessa aula é a observação de ciclose e cloroplastos através de um microscópios, à partir de uma folha de Elodea.

Materiais e Métodos

Com a ajuda de uma pinça retiramos uma folha de Elodea e colocamos sobre a lâmina com uma gota de água; cubrimos com a lamínula e levamos à amostra ao microscópio. Observamos o tamanho e a forma dos cloroplastos. E após alguns minutos de observação podemos ver a ciclose (movimento do citoplasma nas células vegetais vivas).

Resultados O resultado dessa aula foi observação dos cloroplastos através do microscópio, podendo assim ver a ciclose.

Discussão

O obejetivo dessa aula foi alcançado. Tivemos a oportunidade de observar superficialmente a organela; Cloroplasto (uma organela

Relacionados

  • Osmose
    1012 palavras | 5 páginas