Bio-residuos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2502 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade de Aveiro Departamento de Ambiente e Ordenamento Mestrado em Engenharia do Ambiente

Tratamento e Gestão dos Resíduos Sólidos

Campanha de Sensibilização dos Bio-resíduos nas cantinas do campus da Universidade de Aveiro

Docentes: Arlindo Matos e Ana Paula Gomes Aluno: Fernando Anísio Perpétuo Coelho, n.º mec.: 37536

Aveiro, Maio de 2011

0

Índice

Introdução………………………………………………………………………… 2 Enquadramento …………………………………………………………………… 2 Prevenção …………………………………………………………………………

3

Caso de estudo: Prevenção dos Bio-resíduos nas cantinas da Universidade de Aveiro…………………………………………... 4 Conclusão ………………………………………………………………………… Referências bibliográficas ………………………………………………………..

9

11

1

Introdução
Ao longo dos últimos anos, associado ao progresso tecnológico, à melhoria daqualidade de vida e ao aumento do consumo tem estado uma produção cada vez maior de resíduos sólido. De todos os alimentos produzidos no mundo, um terço é desperdiçado (FAO, 2011). Portanto, é imperativo uma mudança na percepção dos valores e nas atitudes face ao progressivo consumo e aos seus efeitos a nível ambiental. De entre os principais problemas relacionados com eliminação de resíduosurbanos (RU) salienta-se a presença de resíduos urbanos biodegradáveis (RUB) nos aterros, os quais dão origem à formação de lixiviados e emissões gasosas que necessitam de tratamento. Os RUB, para além de serem um recurso em termos de alimento, apresentam um conjunto de nutrientes e um potencial como condicionador do solo, extremamente útil à agricultura podendo também em certos casos serem utilizadospara a produção de biogás. De entre os RUB’s, os bio-resíduos correspondentes à fileira da matéria orgânica putrescível é definido na Directiva 2008/98/CE como: os resíduos de jardim biodegradáveis; os resíduos alimentares e de cozinha das habitações, dos restaurantes, das unidades de catering e de retalho; e os resíduos similares das unidades de transformação de alimentos

EnquadramentoRelativamente à deposição de resíduos orgânicos, a Directiva Europeia 1999/31/EC traça metas e objectivos para prevenir ou reduzir os efeitos adversos no ambiente da deposição destes resíduos em aterros, definindo os critérios aplicáveis nos diferentes tipos de destino final, incluindo a monitorização das águas e a gestão dos lixiviados, a protecção do solo e dos lençóis freáticos, assim como amonitorização do biogás produzido. Esta directiva, transposta para o direito nacional pelo Decreto-Lei nº 152/2002, restringe a deposição de resíduos orgânicos em aterro através do estabelecimento de metas que os Estados Membros deverão cumprir até ao final do ano 2016:

2

1. Até Janeiro de 2006, a quantidade de resíduos urbanos biodegradáveis destinados a aterros deve ser reduzida para 75% daquantidade total, em peso, dos resíduos urbanos biodegradáveis produzidos em 1995; 2. Até Janeiro de 2009, a quantidade de resíduos urbanos biodegradáveis destinados a aterros deve ser reduzida para 50% da quantidade total, em peso, dos resíduos urbanos biodegradáveis produzidos em 1995; 3. Até Janeiro de 2016, a quantidade de resíduos urbanos biodegradáveis destinados a aterros deve ser reduzida para35% da quantidade total, em peso, dos resíduos urbanos biodegradáveis produzidos em 1995. Para o cumprimento das metas impostas pela directiva, os Estados Membros são obrigados a definir estratégias nacionais que visem a redução da quantidade de resíduos orgânicos biodegradáveis depositados em aterro.

Prevenção
A aposta na Prevenção é referida no diploma da Gestão de Resíduos (Decreto-Lei n.º178/2006, de 5 de Setembro) como: “medidas destinadas a reduzir a quantidade e o carácter perigoso para o ambiente ou a saúde dos resíduos e materiais ou substâncias neles contidas”, ocupando assim a opção de topo na hierarquização da gestão de resíduos. Ainda segundo o mesmo diploma define-se o Princípio da Prevenção: “O objectivo prioritário da política de gestão de resíduos é...
tracking img