Bio-pareto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (288 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo
Por meio deste documento buscou-se conhecer um pouco a vida do grande economista e sociólogo Vilfredo Pareto e sua influencia econômica no estudo da Eficiência de Pareto.Abstract
Through this document we sought to know a little about the life of the great economist and sociologist Vilfredo Pareto and his economic influence in the study of ParetoEfficiency.
Introdução
Nascido em 1848, Vilfredo Pareto especializou-se em economia e sociologia, graduando-se em física e matemática (1867) e em engenharia (1870) pelo InstitutoPolitécnico de Turim, Itália. Sua função como engenheiro focou-se em algumas empresas particulares, alcançando o posto de diretor em um delas (companhia de estrada de ferro). Naregião de Florença passou a estudar política, sociologia e economia; escrevendo posteriormente arquivos que analisavam matematicamente problemas econômicos. E em 1893, passou alecionar economia política na Universidade de Lausanne (Suíça).
O inicio de suas pesquisas sobre interações econômicas começaram quando Pareto completou 42 anos. Sua primeira obra, Coursd'économie politique, foi lançada entre 1896-1897 e continha uma lei de distribuição de renda polêmica que demonstrava a não aleatoriedade entre renda distribuída e riqueza parauma sociedade, a Lei de Pareto.
A obra de maior sucesso foi o Manuale d'economia politica (1906), obra marcada pela teoria geral do equilíbrio econômico e que discute os trêsfatores de produção: capital, trabalho e recursos naturais. No mesmo ano de sua obra mais famosa Vilfredo abandonou a universidade e seguiu seus estudos no ramo da sociologia, lançandosua obra predileta Trattato di sociologia generale em 1916.
Em 1923 Pareto faleceu na cidade de Genebra e marcou estudantes de probabilidade devido ao conceito de Ótimo de Pareto.
tracking img