Bio medicina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 53 (13063 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
HISTOLOGIA - TECIDOS EPITELIAIS

Texto de Autoria: Professores Rosângela Lenzi e Silas Lobo

A palavra Histologia é formada por histos= tecido e logos= estudo de, e é usada para designar o estudo dos tecidos. Geralmente os tecidos são formados por células com semelhanças morfológicas e funcionais, incluindo a matriz extracelular, e de mesma origem embriológica.
Os animais são formados por 4tecidos fundamentais: epitelial, conjuntivo, muscular e nervoso. Estes 4 tecidos não existem isoladamente, mas juntam-se uns aos outros, em proporções variáveis, para formar os diferentes órgãos e sistemas do organismo.
Tecidos Epiteliais
Os tecidos epiteliais originam-se dos três folhetos germinativos. Os folhetos germinativos ou embrionários correspondem ao ectoderma, endoderma e mesoderma.Esses tecidos irão originar todos os tecidos e órgãos de um organismo. Por exemplo, o ectoderma dará origem à pele (epiderme), mesoderma dará origem ao endotélio (revestimento interno dos vasos sangüíneos) e o endoderma originará o revestimento interno do todo tubo digestório.

Características Gerais dos Epitélios
As células epiteliais apresentam-se justapostas, revestindo as superfíciesinternas e externas. Através das junções celulares e presença do glicocálix, as células epiteliais tornam-se coesas (unidas). Entre as células observa-se pouca substância intercelular (matriz extracelular).
As células apresentam formas diferentes: células pavimentosas (achatadas), cúbicas, colunares ou cilíndricas (células altas) e globosas.
É um tecido avascular e sua nutrição depende dosvasos sangüíneos presentes no tecido conjuntivo subjacente.
As células epiteliais encontram-se apoiadas em uma lâmina basal que faz contato do epitélio com o tecido conjuntivo. A lâmina basal constitui-se de glicoproteínas e colágeno do tipo IV, sintetizados pelas células epiteliais.

As células apresentam-se polarizadas, ou seja, apresentam uma superfície livre (pólo apical),geralmente especializada e a superfície oposta (pólo basal) está apoiada na lâmina basal.
Funções
Revestimento
Proteção
Absorção
Secreção ou glandular
Excreção
Recepção sensorial
Tipos de Epitélios
Epitélios de Revestimento
Os epitélios de revestimento encontram-se classificados de acordo com a forma de suas células e o número de camadas celulares (estratos). Epitélioscom uma única camada de células são denominados simples e os que constam de várias camadas celulares, são ditos estratificados.
Epitélio Pavimentoso:
a) Simples – ex. endotélio, mesotélio (reveste as cavidades do corpo, como as serosas - pleura, peritônio e pericárdio).
b) Estratificado:
1- Queratinizado – ex. epiderme 2- Não Queratinizado – ex. esôfago
Epitélio Cilíndrico:
a) Simples - ex.estômago, intestinos (com presença de microvilosidades), vesícula biliar, tuba uterina (simples ciliado).
b) Estratificado – ex. (raro) ductos excretores das glândulas mamárias.
c)Pseudo-estratificado – ex. traquéia (pseudo-estratificado ciliado).
Epitélio Cúbico:
a) Simples – ex. glândula tireóide.
b) Estratificado – ex. (raro) ductos excretores de certas glândulas.
Epitélio de Transição– é um epitélio estratificado. Este epitélio sofre alteração dependendo do grau de distensão do órgão. Ex. bexiga urinária.

Epitélios Glandulares
São os epitélios que formam as glândulas. As glândulas são estruturas especializadas em secreção, ou seja, produzir e liberar um certo produto de origem química variada (glicoproteínas, enzimas, lipídeos e hormônios).
Todas as glândulas surgem dainvaginação e proliferação das células do epitélio de revestimento.
As glândulas podem ser classificadas sob vários aspectos:
1- Quanto ao número de células:
a) Unicelulares – ex. células caliciforme, células enteroendócrinas.
b) Pluricelulares – ex. sudoríparas, hipófise, salivares, tireóide, etc.
2- Quanto ao destino da secreção:
a) Endócrinas – são glândulas cujo produto de secreção...
tracking img