Bio-doenças

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4846 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Peste Bubônica
A peste bubônica também chamada de peste negra é uma doença grave e muitas vezes fatal causada pela bactéria da peste, Yersínia pestis, que é transmitida por animais roedores aos seres humanos. 

A transmissão da peste bubônica é feita através dos roedores, especialmente os ratos. A pulga que infesta alguns tipos de ratos após levá-los a morte pode migrar para outros corposatrás do seu alimento, o sangue. Após picar a pele do ser humano a bactéria da pulga instala-se no nódulo linfático mais próximo e multiplica-se ali gerando todos os sintomas relacionados a peste.

Evitar o contacto com roedores e erradicá-los das áreas de habitação é a única protecção eficaz. O vinagre foi utilizado na Idade Média, já que as pulgas e as ratazanas evitam o seu cheiro. Peste negra é adesignação por que ficou conhecida, durante a Idade Média, a peste bubônica , pandemia que assolou a Europa durante o século XIV.



Câncer

Os tumores aparecem no organismo quando as células começam a crescer de uma forma descontrolada, em função de um problema nos genes. A causa dessa mutação pode ter três origens : genes que provocam alterações na seqüência do DNA; radiações que quebramos cromossomos e alguns vírus que introduzem nas células DNAs estranhos.

Existem vários fatores que favorecem o desenvolvimento do câncer. Podemos citar como principais : predisposição genética (casos na família), hábitos alimentares, estilo de vida e condições ambientais. Todos estes fatores aumentam o risco de uma pessoa desenvolver a doença.

Para a prevenção deve-se:
Evitar contato comcarcinógenos (substâncias que causam câncer), por exemplo, evitar o contato, sem proteção, com alguns solventes utilizados na indústria, para prevenir câncer de pulmão, orofaringe (boca e garganta) e bexiga.

Modificar hábitos de dieta ou de vida que alterem uma predisposição genética a um determinado tipo de câncer, por exemplo, evitar o fumo (uso de tabaco) em qualquer uma de suas formas ou aingestão de grandes quantidades de bebida alcoólica, para prevenir câncer de pulmão, esôfago e orofaringe;

Evitar uma exposição ambiental que esteja relacionada a uma maior incidência de um determinado tipo de câncer, por exemplo, evitar a exposição ao sol nos horários em que os raios ultravioleta estão mais fortes, como das 10 às 16 horas, para prevenir câncer de pele.


PneumoniaA pneumonia bacteriana é uma doença respiratória que gera sintomas como tosse produtiva e febre, cujo agente causador mais comum é a bactéria Streptococcus pneumoniae. Seu tratamento consiste na toma de antibióticos e, se necessário, fisioterapia respiratória..
A contaminação com a bactéria pode ocorrer de 3 formas diferentes:

• Inalação da bactéria, através da respiração,
• Entrada acidentalde um grupo de bactérias vindas da boca (aspiração de líquido gástrico) ou
• Através da circulação sanguínea. Neste caso, as bactérias presentes em outro local do corpo, passam para o sangue e este chega aos pulmões (sepse)
A prevenção da pneumonia bacteriana é feita com o afastamento dos indivíduos contaminados, com o tratamento adequado de outras doenças (co-morbidades) e a vacina dagripe pode ser indicada.


Raiva

A raiva, ou hidrofobia, é uma doença viral causada por um RNA vírus do gênero Lyssavirus, transmitida via mordedura, lambida ou arranhadura de um animal infectado. O contato com a urina, fezes ou sangue desses indivíduos, embora menos frequentes, são outras formas de contágio, sendo o período de incubação compreendido entre um mês e um ano após a exposição. Apesar de ser associada a cães de rua, a raiva pode ser transmitida por diversos outros mamíferos, como morcegos e macacos, tanto urbanos quanto selvagens. 

A doença é caracterizada por sintomas decorrentes da proliferação do vírus no sistema nervoso do indivíduo afetado, via corrente sanguínea. Assim, agressividade, ansiedade, confusão mental, espasmos musculares e convulsões são alguns de...
tracking img