Bio celula e molecula

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1919 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
2º Exercício de carboidratos
01. Sobre os carboidratos, indique alternativas que verdadeiras ou falsas:
a) Os carboidratos ou sacarídeos (do grego, sakcharon, açúcar) são as biomoléculas mais abundantes na natureza.
b) Eles são quimicamente mais simples do que os nucleotídeos ou os aminoácidos, contendo apenas dois elementos – C, H.
c) São moléculas que desempenham uma ampla variedade defunções, entre elas: fonte de energia, reserva de energia e estrutural.
d) As unidades básicas de um carboidrato são denominadas dissacarídeos.
a) VVVF b) FFVV c) VFVF d) VVFF
02. Sobre os carboidratos, some alternativas verdadeiras.
02. Os carboidratos com o grupo aldeído são aldoses, enquanto, aqueles com o grupo cetona são cetoses.
06. Os monossacarídeos podem ligar-se por ligaçõesglicosídicas, criando estruturas maiores.
10. Os carboidratos que contêm a mesma fórmula química, e estruturas iguais, são denominados isômeros.
15. Os carboidratos são encontrados predominantemente na forma de anel, na qual o grupo aldeído (ou cetona) reage com um grupo álcool de outra molécula.
( ) Total
03. Sobre os carboidratos, some alternativas incorretas.
05. A formação de um anel resulta nacriação de um carbono anômerico no carbono 1 de uma aldose, ou no carbono 2 de uma cetona.
10. A glicose e outros açúcares capazes de reduzir os íons férrico ou cúprico sã chamados de açúcares redutores.
15. Os dissacarídeos (como maltose, lactose, sacarose e amido) são constituídos por dois monossacarídeos unidos covalentemente entre si por uma ligação O-glicosídica.
20. Oshomopolissacarídeos contêm apenas um único tipo de unidade monomérica (Ex.: amido, glicogênio, celulose, sacarose e quitina).
( ) Total
04. Sobre os polissacarídeos, marque a alternativa verdadeira.
a) Os polissacarídeos de armazenamento mais importantes são o amido mas células animais e o glicogênio nas células vegetais.
b) As moléculas de amido e glicogênio são altamente hidratadas, porque elas têm muitosgrupos hidroxila expostos capazes de formar pontes de hidrogênio com a água.
c) A maioria das células vegetais e animais tem a habilidade de sintetizar o amido, porém ele é especialmente abundante nos tubérculos como nas batatas e carne bovina.
d) O glicogênio está presente em todas as células, mas é mais abundante no músculo esquelético e no fígado, onde ocorre sob a forma de grânuloscitoplasmáticos.
05. Sobre a digestão dos carboidratos, some as alternativas corretas:
02. Os principais sítios de digestão dos carboidratos da dieta são a boca e o lúmen intestinal.
09. A digestão dos carboidratos é lenta e geralmente está completa no momento em que o conteúdo estomacal atinge a junção em duodeno e jejuno.
13. Durante a mastigação, a (-amilase salivar atua brevemente sobre o amido dadieta, de maneira aleatória, hidrolisando algumas ligação ((1(4).
20. A digestão dos carboidratos continua, mesmo quando o alimento está no estômago, porque o aumento de acidez não inativa a (-amilase salivar.
( ) Total
06. Sobre os carboidratos, indique alternativas que verdadeiras ou falsas:
a) Todo o processo de digestão e absorção dos carboidratos é tão eficiente em indivíduos saudáveisque, normalmente, todo o carboidrato digerível da dieta é absorvido no momento em que o material ingerido atinge o baixo jejuno.
b) Qualquer defeito na atividade de determinada dissacaridase da mucosa intestinal causa a passagem do carboidrato não-digerido para o intestino grosso e como conseqüência da presença desse material osmoticamente ativo, a água flui da mucosa para o intestino grosso,causando diarréia osmótica.
c) Mais da metade dos adultos no mundo são intolerantes à lactose, o tratamento para esse distúrbio é simplesmente a remoção da lactose da dieta, ou ingerir a lactase em forma de pílulas antes de comer.
d) A deficiência enzimática sacarase resulta na intolerância à sacarose ingerida e o tratamento é a remoção da sacarose da dieta.
a) FFVF b)VVVF c)VVVV d)...
tracking img