1.Introdução
O uso de modelos animais em pesquisas científicas é motivo de grande polêmica, pois há aqueles que se dizem contra, devido ao sofrimento imposto aos animais, e existem aqueles que são afavor, pois em alguns casos não seria possível o uso de meios alternativos para se chegar ao resultado esperado.
Desde a antiguidade, o homem busca o conhecimento científico, e o uso dos animais emexperiências já era usado naquela época. Primeiro, por pessoas apenas interessadas em desvendar a complexidade do funcionamento do organismo, posteriormente por pessoas especializadas em várias áreascientíficas.
No século XVII o uso indiscriminado de animais em experimentos se amparava na idéia de que os animais não possuíam alma, portanto, não sofriam. O primeiro experimento que utilizouanimais sistematicamente foi publicado em 1638, por Willian Harvey, que utilizou mais de 80 espécies de animais em seu estudo sobre a fisiologia da circulação sanguínea.
Com o passar do tempo a questãotomou outras proporções, sendo que inúmeras regras foram adotadas, sobre o ponto de vista ético, para inibir o uso de animais em pesquisas científicas, e atenuar o sofrimento imposto as cobaias.
Emmuitos casos a ciência ainda depende dos animais nas pesquisas, sendo possível com a utilização de cobaias a descoberta de novas terapias e medicamentos que salvam inúmeras vidas ao redor do mundo.
Atendência é que gradativamente a ciência consiga substituir os animais nas pesquisas, utilizando modelos matemáticos, cultura de tecidos ou células, modelos sintéticos, simulações de computador, etc. Eessa substituição por modelos alternativos deve ser encorajada, deve ser o objetivo da ciência para os próximos anos encontrar esses meios de se chegar aos resultados esperados, preservando aintegridade física dos animais.
2.Desenvolvimento
2.1. Histórico
As investigações na área da saúde são realizadas há mais de dois mil anos, tendo inicio, provavelmente, com os estudos de Hipócrates (405... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 09). Bioética- o uso de animais em pesquisa. TrabalhosFeitos.com. Retirado 09, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Bio%C3%A9tica-o-Uso-De-Animais-Em/377816.html

MLA

"Bioética- o uso de animais em pesquisa" TrabalhosFeitos.com. 09 2012. 2012. 09 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Bio%C3%A9tica-o-Uso-De-Animais-Em/377816.html>.

MLA 7

"Bioética- o uso de animais em pesquisa." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 09 2012. Web. 09 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Bio%C3%A9tica-o-Uso-De-Animais-Em/377816.html>.

CHICAGO

"Bioética- o uso de animais em pesquisa." TrabalhosFeitos.com. 09, 2012. Acessado 09, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Bio%C3%A9tica-o-Uso-De-Animais-Em/377816.html.