BinhoMarangom

823 palavras 4 páginas
Características biográficas do comportamento organizacional

Idade, gênero, raça, tempo de serviço, religião. Tudo isso são algumas características biográficas onde encontramos as informações de funcionários dentro de uma empresa com maior facilidade e rapidez, por sua disponibilidade de fácil acesso, pois esses dados estão todos obtidos na ficha pessoal de cada um deles. São informações importantes onde podemos analisar a percepção, valores, atitudes, tomadas de decisões dentro do ambiente organizacional. A aptidão pode ser entendida como a capacidade individual para desempenhar várias tarefas de uma determinada função e é classificada em aptidão física e aptidão intelectual. A personalidade é a soma das diferentes formas como o indivíduo se comporta perante os outros, comportamento este influenciado pelo meio organizacional, pela hereditariedade e pela situação vivida. As atitudes e valores em relação ao trabalho, como autoestima, almejar o sucesso e a capacidade de assumir riscos podem predizer o comportamento do indivíduo na organização.

Fatores variáveis que determinam as Características Biográficas

Fonte: CHIAVENATO, 2005, p. 192.

Idade
Na próxima década, a relação entre idade e desempenho estará crescente por três fatores. 1 – Ainda existe um consenso de que o desempenho do profissional cai com o passar do tempo e independentemente de ser uma crença ou não, muitas pessoas ainda acreditam nisso e agem com essa crença. 2 – Em nosso país, a mão de obra está envelhecendo rápido, esperando-se que o número de brasileiros com mais de 60 anos aumente com uma taxa de 3,6% ao ano nas duas próximas décadas. 3 – Aumento da porcentagem de aposentado que continuam trabalhando.

Embora existam vários efeitos sobre esse tópico como influenciador de produtividade, temos outros fatores no qual a idade tem mais impacto, cito eles: absenteísmo, rotatividade e satisfação. Como base em estudos sobre relação entre idade

Relacionados