bingo consonotais

502 palavras 3 páginas
UFPE- Universidade federal de Pernambuco
Docente: tatiana
Discentes: Anselmo francisco teodoro,Maria Daniela da Silva
Pedagogia noite- 4° período

Projeto: Bingo Consonotais
Publico alvo: EJA

Justificativa
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é um sistema de ensino utilizado na rede pública no Brasil para a inclusão de jovens e adultos na Educação Formal. Em síntese, tem o propósito de desenvolver o ensino fundamental e médio com qualidade para aqueles que perderam a oportunidade de se escolarizar na época própria. É regulamentado pelo artigo 37, da lei nº 9394 de 20 de Dezembro de 1996 (LDB). Ao observarmos algumas aulas em uma destas turmas podemos notar que uma das principais dificuldades enfrentadas neste sistema de ensino é em relação ao encontro consonotais especificamente palavras contendo sílabas travadas (Br, Cr, dr, fr, gr, tr,pr,cl,b,fl,pl). Observamos que os alunos não conseguia fazer a relação som-grafia e escrever corretamente como exige a norma culta. (Diante disso decidimos utilizar o Bingo Consonotais para ajuda-los na apropriação das regras grafofônicas som-grafia)

Marco Teórico

De acordo com Morais (1998) a norma ortográfica de uma língua como a portuguesa parte das convenções do sistema alfabético, respeitando as possibilidades de segmentos sonoros que cada grafema pode substituir e instituir formas únicas de escrever corretamente. Quando um segmento sonoro pode ser notado por mais de uma letra ou dígrafo,entra em ação a norma ortográfica, que impõe suas restrições, podendo ser regulares ou irregulares. Diante disso a pratica utilizada em sala de aula pelo docente é de suma importância, é recomendável o trabalho com propostas que lhe ajudem a se apropriar e compreender as propriedades da escrita e suas convenções.

Objetivo

Contribuir para a inserção dos alunos nas práticas da fala e escrita de modo significativo, a fim de incentivar o acesso e a apropriação de competências, habilidades e atitudes indispensáveis para o

Relacionados