Bincar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 60 (14986 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

As brincadeiras e os jogos na educação infantil, desde os finais do século passado e princípios do século XXI, vem sofrendo consideráveis transformações na sua concepção e trajetória.
Na atualidade, os Jogos e Brincadeiras se dão de maneira mais crítica voltando-se para os problemas sociais. Sabe-se que, também, os Jogos e Brincadeiras vêm, gradativamente, ganhando espaço naEducação e no Contexto Social. Reconhecendo a importância dos Jogos e Brincadeiras para a construção do próprio saber, temos a colocar: “O saber se constrói fazendo próprio o conhecimento do outro, e a operação de fazer próprio o conhecimento do outro só se pode fazer jogando” (FERNANDEZ, 1978, p. 165).
Portanto, esta pesquisa pretende investigar a importância dos Jogos e Brincadeiras na educaçãoinfantil e nas séries iniciais.
A relevância que o ensino de Jogos e Brincadeiras vem ganhando nos meios educacionais deve-se ao fato de ser ele um mediador que tem contribuído muito para as possibilidades criativas de aprendizagem e de identidade, contribuindo, assim, para que a criança adquira experiência no controle da ansiedade, da agressividade e para estabelecer contatos sociais comointeração da personalidade e por prazer.
Uma das características mais marcantes da criança é o gosto pelo brinquedo. Quando se observa uma criança brincando, percebe-se um ser feliz. Além disso, o jogo tem sido motivo de pesquisa e aprofundamento como fator educacional decisivo.
Mas o jogo não é apenas uma forma de conquistar a criança. Ele próprio pode contribuir numa ajuda para recuperar a criançado prazer perdido de aprender e a autonomia do exercício da inteligência. Podemos utilizar o jogo como motivador da aula, como complementação.
Nada melhor para a criança do que sentir a realidade do lhe foi ou será ensinado através daquilo que ela mais gosta de fazer: “brincar”.
Com Jogos e Brincadeiras, o aprendizado se torna um prazer e uma fonte do aprender; “Aprender brincando”. Os jogosfavorecem a autoestima das crianças, auxiliando-as a superar progressivamente suas aquisições de forma criativa.
“A criança quando faz o que gosta, ultrapassa até os limites de sua resistência física” (Jean Piaget).
Crianças muito pequenas, geralmente, não conseguem jogar em equipe. Mas a partir de 7(sete) ou 8(oito) anos, já serão capazes. Aproveitemos a tendência natural da criança para seagrupar, incutindo nela um forte sentido de sociabilidade e comunidade, também através do jogo.
Partindo dessa perspectiva é que se faz relevante um estudo investigativo porque nunca o tema Ensino de Jogos e Brincadeiras esteve tão presente no dia a dia da educação. E no curso de Pedagogia, ouve-se falar em educação lúdica através dos jogos e das brincadeiras como processo facilitador daaprendizagem. É que a aprendizagem se dá através da ação da criança sobre o meio. A ação é realizada não apenas pela mente da criança, mas por ela inteira, incluindo corpo, mente e sentimentos, quanto mais o corpo participa desse processo, mais consistente e integrada será a aprendizagem.
Apoiando-se no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998) que ressalta a importância dabrincadeira quando afirma que educar significa “propiciar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas” (p.23), o presente TCC: trabalho de conclusão de curso, apresenta as contribuições que o ensino com Jogos e Brincadeiras oferece à aprendizagem para a construção do próprio saber, tendo como objetivos:
• Verificar a importância dos jogos na Educação Infantil e na vida escolar;
•Discutir a importância da formação do professor em Jogos e Brincadeiras;
• Descrever a importância dos Jogos e Brincadeiras no contexto escolar;
• Desenvolver atitudes de pesquisa e investigação mediante a função da Pedagogia para a construção da Educação Lúdica e como realizá-la.
Esta pesquisa será realizada em instituições da rede municipal e estadual. No CMEI Dionísio Joaquim Rodrigues,...
tracking img