Bim 01 Industrializa O Brasileira Fabiana

668 palavras 3 páginas
INDUSTRIALIZAÇÃO BRASILEIRA

EVOLUÇÃO NA MÃO-DE-OBRA
ARTESANATO

MANUFATURA

MAQUINOFATURA

 (1500 - 1808): DE "PROIBIÇÃO“
Nesta época se fazia restrição ao desenvolvimento de atividades industriais no brasil.
Apenas uma pequena indústria para consumo interno era permitida, devido às distâncias entre a metrópole e a colônia.

• Em 1808 chegando ao Brasil a família real portuguesa, D. João VI abriu os portos ao comércio exterior e fixou taxa de 24% para produtos importados, exceto para os portugueses que foram taxados em 16%.
• Em 1810 através de um contrato comercial com a Inglaterra, foi fixada em
15% a taxa para as mercadorias inglesas por um período de 15 anos.
• Neste período, o desenvolvimento industrial brasileiro foi mínimo devido à forte concorrência dos produtos ingleses que, além de serem de melhor qualidade, eram mais baratos.

• Em 1844 o então Ministro da Fazenda Manuel Alves
Branco decretou uma lei (Lei Alves Branco) que ampliava as taxas de importação para 20% sobre produtos sem similar nacional e 60% sobre aqueles com similar nacional. assim, algumas atividades industriais do país foram protegidas. •

Em 1850 é assinada a Lei Eusébio de Queirós proibindo o tráfico intercontinental de escravos e que trouxe duas consequências importantes para o desenvolvimento industrial: 1. Os capitais que eram aplicados na compra de escravos ficaram disponíveis e foram aplicados no setor industrial.
2. A cafeicultura, que estava em pleno desenvolvimento, necessitava de mão de obra. Isso estimulou a entrada de um número considerável de imigrantes, que trouxeram novas técnicas de produção de manufaturados e foi a primeira mão de obra assalariada no Brasil, assim constituíram um mercado consumidor indispensável ao desenvolvimento industrial, bem como força de trabalho especializada.

O início do século XX foi marcado por um significativo crescimento industrial, devido a:
1º Guerra Mundial;
Crise Econômica Mundial de 1929 (quebra da bolsa de Nova Iorque)

Em

Relacionados

  • Concreto Armado
    23470 palavras | 94 páginas