Bilologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1501 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
David
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Nota: Para outros significados, veja David (desambiguação).

Este artigo ou secção possui passagens que não respeitam o princípio da imparcialidade.
Tenha algum cuidado ao ler as informações contidas nele. Se puder, tente tornar o artigo mais imparcial.
(Justifique o uso desta marca na discussão do artigo)
David / Davi
Rei de IsraelEstátua de Davi por Nicolas Cordier, Santa Maria Maggiore, Roma
Governo
Reinado 1003 a.C.-971 a.C.
Coroação Belém
Consorte Mical
Ainoã
Abigail
Maaca
Hagite
Eglá
Bate-Seba
Antecessor Saul
Herdeiro Salomão
Sucessor Salomão
Casa Real Judá
Títulos Rei Davi
Vida
Nascimento Belém
Morte 970 a.C.
Jerusalém
Sepultamento Jerusalém
Filhos Amnon
Quileabe
Absalão
Adonias
Sefatias
JitreãoSamua
Sobabe
Natã
Salomão
Ibar
Elisua
Nefegue
Jafia
Elisama
Eliada
Elifelete
Tamar
Pai Jessé
Mãe Desconhecida Não mencionada na Bíblia; identificado pelo Talmud como Nitzevet, filha de Adael
ver
David ou Davi (em hebraico: דוד, literalmente "querido", "amado"; no hebraico moderno Dávid, no hebraico tiberiano Dāwiḏ; em árabe: داود) Davi foi o maior rei de Israel, um grande eimportante homem tendo muitas glórias e dons na sua vida, como o dom da música, da poesia e dos salmos, que o levou a fazer o maior livro bíblico, o Livro de Salmos.
O célebre arqueólogo americano Edwin Thiele estabeleceu sua data de nascimento por volta de 1040 a.C., e sua morte em 970 a.C., tendo reinado sobre Judá de 1010 a 1003 a.C., e sobre o reino unificado de Israel de 1003 a 970 a.C.[1] Os livrosbíblicos de Samuel, I Reis e I Crônicas são a única fonte de informação disponível sobre sua vida e seu reinado, embora a estela de Tel Dan registre a existência, em meados do século IX a.C., de uma dinastia real judaica chamada de "Casa de David".
A vida de David é particularmente importante para a cultura judaica, cristã e islâmica. No judaísmo David, ou Melekh David ("Rei Davi"), é o Rei deIsrael e do povo judaico; um descendente direto seu será o Mashiach, o Messias judaico. No cristianismo David é mencionado como um ancestral do pai adotivo de Jesus, José, e no islamismo é conhecido como Daud, um profeta e rei de uma nação. Filho de Jessé, da tribo de Judá, teria nascido na cidade de Belém e se destacado na luta dos israelitas contra os filisteus. Tornou-se rei, sucedendo a Saul econquistou Jerusalém, que transformou em capital do Reino Unido de Israel.
Seu nome é citado 1.139 vezes na Bíblia[2].
Índice [esconder]
1 Arqueologia
2 Tradição bíblica
3 Resumo do relato bíblico sobre David
4 Referências
5 Bibliografia
6 Ligações externas
[editar]Arqueologia

Israel, é relativamente difícil questionar a existência histórica de Davi. Embora não existam inscriçõescontemporâneas que façam referência ao rei, textos não muito posteriores achados na Palestina parecem mencionar seu nome. Um desses artefatos é a chamada estela de Tel Dan, descoberta ao norte da Galileia. A estela traz um texto aramaico com a possível menção mais antiga ao nome de Davi fora da Bíblia[3] Também foram descobertas minas de cobre na Jordânia que podem ser uma indicação da existência dopersonagem bíblico Salomão, filho e sucessor do rei Davi.[4]
[editar]Tradição bíblica

David viveu algures à volta de 1050 a.C., foi o segundo rei de Israel sucedendo a Saul (sua história é relatada em detalhes nos livros de I e II Samuel). Foi um rei popular e o homem do Antigo Testamento que mais vezes é mencionado na Bíblia. Caçula, ele foi o oitavo filho de Jessé, um habitante de Belém. Oseu pai parece ter sido um homem de situação modesta. O nome da sua mãe não se encontra registrado, mas costuma-se atribuir a ela o nome de Nahash. Quanto à sua aparência pessoal, se sabe apenas que tinha cabelos ruivos, formoso semblante e gentil aparência.
Na narrativa bíblica, ele é descrito inicialmente como tocador de harpa na corte de Saul e ganha notoriedade ao matar em combate o gigante...
tracking img