Bilogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1111 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A respiração celular é um fenômeno que consiste basicamente no processo de extração de energia química acumulada nas moléculas de substâncias orgânicas diversas. Nesse processo, verifica-se a oxidação ou "queima" de compostos orgânicos de alto teor energético, como gás carbônico e água, além da liberação de energia, que é utilizada para que possam ocorrer as diversas formas de trabalho na célula.A intensidade da respiração varia conforme a necessidade metabólica de cada célula e pode ser medida através do gás carbônico liberado pelo oxigênio absorvido. A fotossíntese (processo pelo qual a planta sintetiza compostos orgânicos a partir da presença de luz, água e gás carbônico) e a respiração ocorrem ao mesmo tempo e uma usa os produtos da outra, sendo, portanto, de fundamental importânciapara a manutenção de todas as formas de vida no planeta, pois todas precisam desta energia para sobreviver. A fotossíntese depende da presença de luz solar para que possa ocorrer. Já a respiração celular, inclusive nas plantas, é processada tanto no claro como no escuro, ocorre em todos os momentos da vida do organismo e é realizada por todas as células vivas que o constituem. Se o mecanismorespiratório for paralisado num indivíduo, suas células deixam de dispor de energia necessária para o desempenho de suas funções vitais; inicia-se, então, um processo de desorganização da matéria viva, o que acarreta a morte do indivíduo. Nos seres vivos a energia química dos alimentos pode ou não ser extraída com a utilização do gás oxigênio. No primeiro caso, a respiração é chamada aeróbica. Nosegundo, anaeróbica.
A respiração aeróbica se desenvolve, sobretudo nas mitocôndrias, organelas citoplasmáticas que atuam como verdadeiras "usinas" de energia, compreende, basicamente, três etapas:
* Glicólise: que ocorre no hialoplasma e consiste basicamente na quebra da molécula de glicose, em ácido pirúvico, produzindo duas moléculas de ATP e duas moléculas de NAD 2H;
* Ciclo de Krebs:ocorre no interior das mitocôndrias especificamente na matriz mitocondrial e corresponde na continuação da quebra do ácido pirúvico anteriormente citado, tendo como resultado 4 moléculas de NAD. 2H, 1 molécula de FAD.2H, 3 moléculas de CO2 e 1 molécula de ATP;
* Cadeia respiratória: ocorre nas cristas mitocondriais, onde a cadeia respiratória acontece produzindo grande quantidade de ATP. quandoos átomos de hidrogênio são transformados em NAD até o oxigênio, formando água. Nessa passagem os elétrons do hidrogênio vão ocupado níveis energéticos cada vez mais baixos, liberando energia que serve para a síntese de ATP.
Totalizando 38 ou 36 moléculas de ATP por glicose, que na ocasião oportuna, a célula pode reverter moléculas de ATP a ADP, liberando energia necessária para o consumo.
Oprocesso de extração de energia de compostos sem utilização de oxigênio é denominado respiração anaeróbica. Nesse processo, a necessidade de algum aceptor de hidrogênio. Certas bactérias anaeróbicas utilizam nitratos, sulfatos ou carbonatos como aceptores finais de hidrogênios. Esses tipos de respiração anaeróbica são chamados de fermentações. Há 2 tipos principais de fermentação: a alcoólica e aláctica. Ambas produzem 2 ATP no final do processo. Portanto, o processo fermentativo apresenta um rendimento energético bem inferior ao da respiração aeróbica, que produz 38 ATP.
A fotossíntese é o processo pelo qual a energia luminosa é captada e convertida em energia química.
A capacidade de executar a fotossíntese está presente em eucariontes e em procariontes. Os eucariontes fotossintetizantessão os vegetais e as algas. As cianobactérias e algumas bactérias são procariontes que também realizam a fotossíntese. Mais da metade de toda a fotossíntese da biosfera ocorre nos seres unicelulares, particularmente nas algas, que formam o fitoplâncton.
Todos os seres fotossintetizantes, exceto algumas bactérias, utilizam a água como fonte de hidrogênio. A equação geral para o processo é:

A...
tracking img