Bill ofr Lading

564 palavras 3 páginas
Trabalho referemte a o que é um Bill of lading BL

Rafael Azevedo R.A A37430-2
Clayton Silva R.A B29859-6
Flávio Pereira R.A

JUNDIAÍ – SP
01/11/2013
BILL OF LADING (BL)
Conhecimento de embarque que compõe o manifesto de carga. Documento emitido pelo agente da empresa de transporte ou pela própria empresa de transporte. Registra o proprietário da carga exportada na sua consignação. Nele são informados: o destinatário, o consignatário, a quem deve ser notificada chegada da carga, o tipo de carga, quantidade, peso, tipo de acondicionamento, número de cada contêiner, se for utilizado, selo, declaração de que foi embarcada a bordo, se frete pré-pago ou a pagar no destino, etc.
O B/L pode ser composto de várias vias, sendo o mais comum a emissão em 6 vias: 3 não negociáveis e 3 negociáveis. Estas são entregues ao exportador/ embarcador para que as apresente ao banco e receba o valor estipulado no crédito documentário. Os documentos serão remetidos via banco ao importador para que este possa retirar as mercadorias. Os pagamentos de fretes marítimos são feitos pela companhia responsável pelo embarque, podendo ser feitos de três maneiras: pré-pago, a pagar e pagável no destino.
Suas funções básicas são: servir como recibo de entrega da carga ao transportador; evidenciar um contrato de transporte entre a companhia marítima e o usuário; representar um título de propriedade da mercadoria (transferível e negociável).

B/L – Extravio
Perder um conhecimento de embarque marítimo significa não poder retirar a carga após o despacho aduaneiro. Uma vez realizado o despacho, e tendo sido a mercadoria desembaraçada, é necessário o agendamento de carregamento pela transportadora, que por sua vez necessitará da via original para retirada da mercadoria. E o armazém tem que guardar esta via original por cinco anos à disposição da RFB. Se entregar a carga sem o conhecimento de embarque, pode ser penalizado. Conforme artigos 70 e 71 da

Relacionados