Bilinguismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1165 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
BILINGUISMO

”OLHO DO MESMO MODO COMO QUE PODERIA ESCUTAR. MEUS OLHOS SÃO MEUS OUVIDOS. MINHAS MÃOS SÃO BILÍNGUES” (LABORIT,1994)

EDUCAÇÃO BILÍNGUE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA PARA OS SURDOS.

“O objetivo da educação bilíngue é que a criança surda possa ter um desenvolvimento cognitivo linguístico equivalente ao verificado na criança ouvinte, e quepossa desenvolver uma relação harmoniosa também com ouvintes, tendo acesso a Língua de Sinais e a Língua Majoritária” (Lacerda, 2000, p74).
O grande objetivo do ensino da linguagem escrita é tornar o aluno autônomo na procura e uso de informação, que lhe permita a integração dessa informação na sua vida escolar e social.
Toda criança surda, qualquer que seja o nível da sua perda auditiva, deveter o direito de crescer bilíngue.
O aluno surdo para se desenvolver necessita então de professores altamente participativos e motivados para aprender e tornar fluente a linguagem. Só assim, ou seja, respeitando e considerando às suas necessidades educacionais, é que será possível proporcionar o pleno desenvolvimento emocional, cognitivo, a efetiva inclusão e participação do aluno surdo no meiosocial.
A condição bilíngue é uma prática educativa a ser conquistada.
É uma filosofia que na última década vem ganhando força principalmente no âmbito nacional. Na Suécia já existem trabalhos nesta perspectiva há um bom tempo. No Uruguai e Venezuela verifica-se a presença desta abordagem nas propostas de ensino das instituições públicas. Na Inglaterra existem estudos iniciais e, na França,aparece nas propostas das escolas que trabalham especificamente na educação dos alunos surdos.
O Bilinguismo é o conhecimento e o uso regular de duas ou mais línguas.
O Bilinguismo - língua oral na modalidade escrita e falada, quando houver condições, e língua de sinais. É a única via através da qual a criança surda poderá ser atendida nas suas necessidades, quer dizer comunicar com os pais desdeuma idade precoce.
Desenvolver suas capacidades cognitivas, adquirir conhecimento sobre a realidade externa, comunicar-se plenamente e converter-se num membro do mundo surdo e do mundo ouvinte.
Histórico:
* Século XVIII – gestualistas e oralistas (correntes)
* Alemanha, Samuel Heinicke, defendia o oralismo.
* França, Abade L’Epeé foi o primeiro a estudar uma Língua de Sinais usada porsurdos, com atenção para as características linguísticas.
* No século XIX, Edward Gallaudet, fundou a primeira universidade para surdos nos Estados Unidos.
* Em 1878, realizou-se, em Paris, o I Congresso Internacional sobre Instrução de Surdos, em que foram discutidas algumas experiências de trabalho.
Em finais da década de 1970, com bases em conceitos sociológicos, filósofos e políticos surgiu:Proposta Bilíngue de Educação. Essa proposta reconhece e baseia-se, no fato de que o surdo vive numa condição bilíngue e bicultural, isto é, convive no dia a dia com duas línguas e duas culturas:
1- Língua gestual e cultura da comunidade surda do seu país; 2- Língua oral e cultura ouvinte de seu país; Para a maioria das crianças, a língua oficial do país, onde vivem é simultaneamente, línguamaterna e língua de escolarização não é, no entanto para os surdos.
A língua de aquisição espontânea e natural terá de ser uma língua gestual. Há que se lembrar, contudo, que a língua de escolarização, em que se aprende a ler, e se estuda, é a língua oral o que faz com que a escola precise de ensinar estas crianças a ler e a escrever, isto é, conhecer o português escrito.

EDUCAÇÃO DE SURDOS NOBRASIL

*Em 1857, D. Pedro II fundou o Instituto Imperial dos Surdos-Mudos dirigido pelo professor Francês Ernest Huet.

* Em 1957, O Instituto Imperial dos Surdos – Mudos passa a chamar-se Instituto Nacional de Educação de Surdos em consonância com os avanços na área da surdez.

* Em 1970, surge no Brasil a comunicação total trazida pela professora Ivete Vasconcelos.

* Em 1980, a...
tracking img