Bilhetagem eletronica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2531 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
hetagem 1 REFERENCIAL TEÓRICO

O referencial teórico voltado às pesquisas da Bilhetagem Eletrônica foi bastante limitado pelo fato do tema escolhidos ainda ser de certo modo inovador no mercado Brasileiro. As seções a seguir falam de ...

2.1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho trata-se de uma pesquisa cientifica com o objetivo de apresentar uma proposta para segurança eauditoria do Sistema de Bilhetagem Eletrônica (SBE) no transporte urbano. Será abordado o atual funcionamento, motivos que levaram a implantação, levantamentos de falhas e uma proposta de melhoria.
Mesmo sendo um sistema utilizado mundialmente, ainda apresenta falhas que foram detectadas após as pesquisas realizadas em organização localizada na cidade de Salvador- Bahia (BA) que utilizam a SBE comoforma de pagamento. Iremos abordar as tecnologias utilizadas no SBE e saber quais vantagens ocorreram com a implantação e principalmente entender quais foram os motivos que levaram a implantação deste novo sistema na cidade de Salvador-BA.
O SBE consiste basicamente no pagamento do valor das passagens de forma eletrônica. Utilizam-se dispositivos especiais, como o smart card ou similar, fazendo comque a utilização de pagamento em espécie seja reduzida.
O SBE trouxe benefícios como a integração de passagem em bilhete único que permite ao usuário do sistema efetuar várias viagens pela rede de transportes, porem, pagando um valor reduzido em relação ao valor total da passagem. Em Salvador-BA, a Bilhetagem Eletrônica foi implantada no ano de 1996. O provedor do transporte na cidade é aTransalvador e a empresa responsável pelo sistema é o SETPS (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Salvador).

3 BILHETAGEM ELETRÔNICA

A Bilhetagem Eletrônica surgiu com o objetivo de ter maior controle sobre as transações de pagamentos realizadas no transporte público e para prevenção de fraudes que vinham ocorrendo neste setor. Inicialmente foi implantado apenas paraestudantes como um projeto piloto, logo após houve a implantação no sistema de gratuidade e por fim para sistema de Vale Transporte (VT) utilizado pela maioria dos trabalhadores. Houve bastante resistência dos usuários para a implantação do SBE, no entanto após a implantação foi possível detectar que esse tipo de tarifação traria inúmeras vantagens para seus usuários, pois trata-se de um sistema ágil eque evita a circulação de dinheiro em locais com grande circulação de pessoas, alem de trazer economia para seus usuários, pois com a tarifa única o mesmo bilhete pode ser utilizado varias vezes.
3.1 O QUE É BILHETAGEM ELETRÔNICA?
Nos primórdios dos transportes públicos os pagamentos só poderiam ser realizados através de moeda (dinheiro). Após alguns anos passou-se a investir em políticas debenefícios para os trabalhadores e com isso criou-se o VT beneficio que inicialmente facultativo, tornou-se obrigatório e de responsabilidade das organizações em 1985. No decorrer dos anos o vale transporte foi perdendo a sua finalidade e passou a ser utilizado das mais diversas formas o que acabou despertando a necessidade de um maior controle sobre o sistema de tarifação no transporte urbanos dandoinicio assim a Bilhetagem Eletrônica.
Pode-se dizer que a Bilhetagem Eletrônica surgiu com o principio de evitar fraudes - utilizando tecnologias semelhantes a dos cartões de credito onde o chip trás uma grama de informações do proprietário e as cobranças das passagens são realizadas a partir da consulta destas informações que estão armazenadas em um servidor com a ajuda do meio de internetwirelles.
A Bilhetagem Eletrônica consiste basicamente na cobrança de tarifas e no controle financeiro do sistema de transporte. O sistema utiliza Smart Card para o armazenamento dos créditos que serão utilizados nas tarifações das passagens, cartões que são considerados inteligentes.
As tecnologias de implantação do SBE foi objeto de discussão durante sua implantação, pois seria necessário o...
tracking img