Bifisica da visão

5223 palavras 21 páginas
Trabalho realizado por:

Elielma Costa de Andrade1
Dayse Costa Urtiga2
Fabíola Mariana Rolim de Lima3

Contato: elielma_jp@yahoo.com.br
BIOFÍSICA DA VISÃO E DA AUDIÇÃO

INTRODUÇÃO

As informações do mundo exterior são captadas e transmitidas ao cérebro através dos órgãos dos sentidos. Nos primatas, os receptores e as vias nervosas permitem a detecção e análise dos sinais sonoros, a audição; luminosos, a visão; e químicos, a gustação e olfação; ambos situados na cabeça. Além dessas informações, os sensores situados nos canais semicirculares do ouvido interno ajudam a manutenção da postura e participam na definição do equilíbrio do corpo.

Grande parte das informações que o ser humano recebe são transmitidas por ondas sonoras. Elas geralmente, provém do ambiente que nos cerca e são originadas em diversas fontes sonoras. O sistema auditivo dos animais permite a captação dessas ondas e o reconhecimento do conteúdo de informações que possuem.

Na antiguidade, alguns filósofos acreditavam que a luz era composta de minúsculas partículas que se alinhavam em linha reta e que possuíam uma velocidade muito grande. A primeira pessoa a contrariar essa idéia foi Leonardo da Vinci, em meados do ano 1500d.C. Leonardo da Vinci comparou o fenômeno do eco, que é de característica ondulatória, com fenômenos da reflexão da luz. Devido à grande semelhança entre esses fenômenos, ele levantou a hipótese de que a luz seria uma onda e não um conjunto de partículas.

Esta pesquisa tem por objetivos, investigar, a partir da pesquisa bibliográfica, e informar aos profissionais da área de saúde, sobre alguns aspectos da complexa biofísica da visão e audição, a fim de mostrar a importância destas funções para o indivíduo.

Foi realizada uma pesquisa bibliográfica, do tipo exploratória, apresentando como método de abordagem o dedutivo, e como técnica de pesquisa a documentação indireta.

MOVIMENTOS ONDULATÓRIOS

Os fenômenos ondulatórios transmitem energia

Relacionados