Biela manivela

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (444 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo



Com o intuito de facilitar o entendimento e a interpretação do problema, confeccionaram-se gráficos mostrando a variação das posições, velocidades e acelerações em função davariação angular.

































Introdução



A Biela-Manivela é constituída por duas hastes (manivela e biela) ligadas entre si. A bielaé um elemento rígido que transforma um movimento circular num movimento retilíneo longitudinal ou ao contrário.


O sistema biela-manivela de uma máquina matriz é composto de uma biela ABcujo extremo A, chamado base de biela, é deslocado ao longo de uma reta, enquanto que o outro extremo B,chamado cabeça de biela, articulado em B com uma manivela OB, descreve uma circunferência de raioOB. A base de biela está articulada no denominado “patim”, solidário com o pistão que é deslocado entre duas guias. O pistão descreve um movimento oscilatório, muito próximo a um movimento harmônicosimples, como será mostrado neste relatório





[pic]

Figura 1 – Desenho esquemático do movimento de um mecanismo biela manivela.


Após o desenvolvimento dasequações matemáticas, inicialmente calcularam-se os valores das posições, velocidades, acelerações para cada uma das barras do mecanismo.




Em consulta ao livro Norton, Robert L. – Design ofMachinery, em um mecanismo biela manivela é amplamente usada a relação de tamanho das barras de 1 para 3, ou seja , o tamanho dabarra da biela é três vezes maior que o da manivela. Fornecendo tais valoresde entrada, assim como a velocidade angular e a aceleração angular, têm-se os seguintes gráficos para as posições das barras.




Abaixo, constam os gráficos das posições, acelerações, evelocidades, oriundos do livro Norton, Robert L. – Design of Machinery:




[pic]
Figura – Posição da manivela em função do ângulo [graus]




[pic]...
tracking img