Bico de busen

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1360 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Tiradentes – UNIT

Bico de Bunsen

Aline Paixão e Alisson Santos Fung, Eng. De Petróleo – Noite, Turma E07

Aracaju, Março de 2013

Técnicas de aquecimento em laboratório
O objetivo do experimento será através do Bico de Bunsen realizar algumas técnicas de aquecimento.
Sumario
1) Introdução
2) Procedimento e resultados
3) Questionário
4) Conclusões
5)Referências Bibliográficas

1. Introdução
É utilizado no laboratório como fonte de calor para diversas finalidades como: Aquecimento de soluções, estiramento e preparo de peças de vidro entre outros. Possui como combustível normalmente G.L.P (butano e propano) e como comburente oxigênio do ar atmosférico que em proporção otimizada permite obter uma chama de alto poder energético.
Quando asquantidades dos componentes da combustão é estequiométrica, isto é, não existe excesso de nenhum deles, obtém-se a maior quantidade de calor da reação. Qualquer componente da reação sem reagir, rouba o calor da reação, abaixando o poder calorífico da chama.
O Bico de Bunsen é constituído de: Base (local por onde entra o combustível), anel (controla a entrada de ar – comburente) e o corpo (ondeocorre a mistura dos componentes da combustão)

2. Procedimento e resultados
Geralmente o aquecimento em laboratório é feito utilizando-se queimadores de gases combustíveis, normalmente G.L.P (butano e propano), sendo o mais simples deles o bico de Bunsen. Após verificar se a torneira de gás estava fechada, fechou-se a janela de admissão de ar, abriu-se totalmente a torneira de gás da bancada.Lentamente abriu-se a torneira de gás do bico de Bunsen e o acendeu. Observou-se uma chama amarela brilhante devido à combustão incompleta do gás. Está chama é “fria” e inadequada ao uso porque a mistura é pouco oxidante. Para que uma chama mais “quente” seja obtida, ajustou-se a janela de admissão do gás para que houvesse entrada de ar suficiente para obter-se combustão completa do gás e umachama azul estável e ajustou-se a altura da chama. Observou-se na chama a zona oxidante (temperatura estimada de 1560° C), zona redutora (temperatura estimada de 300° C) e zona intermediária (temperatura estimada de 560° C).
Ao colocar um palito de fósforo da zona oxidante da chama observou-se que a inflamação do palito foi rápida e ao colocá-lo na zona redutora sua inflamação foi mais lenta. Issoocorre devido à diferença de temperatura entre a zona oxidante e a zona redutora.
Aquecimento de líquidos no copo de béquer.
Após limpeza das vidrarias a serem utilizadas, pipetou-se 100 mL de água e depositou-se no copo de béquer, montou-se o tripé de ferro com a tela de amianto, para distribuir uniformemente o calor, e colocou-se o béquer. O béquer foi aquecido com chama azul (chama forte) dobico de Bunsen. Observou-se a ebulição da água que ocorreu à 99° C, valor diagnosticado com a ajuda de um termômetro, tomando cuidado para que o mesmo não tocasse o fundo e laterais do béquer, pois a temperatura nesses locais são maiores do que no centro do copo. O valor de 100ºC para ebulição da água só é encontrado quando estamos no mesmo nível do mar.
Aquecimento de líquidos no tubo de ensaio.Após limpeza das vidrarias a serem utilizadas, colocou-se no tubo de ensaio 4 mL de água que foram medidos com a pipeta graduada. Em chama média do bico de Bunsen (torneira de gás e janelas abertas pela metade a chama fica amarela somente na ponta), aqueceu-se lentamente a água no tubo de ensaio, para que não houvesse ebulição instantânea do líquido.
O tubo de ensaio foi manipulado a 45° compequena agitação durante o aquecimento, sem deixar que o tubo permanecesse mais que 2 a 3 segundos na chama, sua abertura foi deixada em direção segura, seguiu-se assim os procedimentos de segurança necessários para a realização do experimento.
Esse processo foi mantido para observar-se a ebulição da água, ao final do experimento apagou-se chama do bico de Bunsen.

Calcinação
Foi colocada uma...
tracking img