Bico de bunsen e técnicas de aquecimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1598 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade de Ciências Farmacêuticas e Bioquímicas


Química Geral e Inorgânica Experimental






Modulo: Bico de Bunsen e Técnicas de AquecimentoIntrodução:

O Bico de Bunsen é um equipamento frequentemente usado em laboratórios, sua principal função é aquecer substância e soluções. O equipamento recebeu este nome em uma homenagem a Robert Wilhelm Bunsen que foi um dos criadores do bico. É constituído de um tubo vertical de metal que possui uma válvula feita pra regulara combustão e esse tubo é ligado a uma base que se conecta a alguma fonte de combustível, normalmente o gás. Existem alguns tipos de chamas a chama azul caracteriza a combustão completa e a amarela é a característica de uma combustão incompleta.
O tipo de chama que é usado para aquecimento é a azul, pois ela atinge uma ótima temperatura para aquecimento. Existem diversas técnicas de aquecimentoque utilizam o Bico de Bunsen, entre elas o aquecimento de líquidos em um copo Béquer, o aquecimento de líquidos em um tubo de ensaio, calcinação, entre outros.
Nesta atividade aprendeu-se a utilizar o Bico de Bunsen e algumas técnicas de aquecimento, com a finalidade de aumentar o conhecimento e o leque de habilidade dos envolvidos no trabalho. Sem o Bico de Bunsen não seria possível realizarmuitas atividades e análises químicas e as técnicas utilizadas servem para alguns usos específicos.
Utilizaram-se para fazer esse relatório quatro técnicas de aquecimento utilizando o Bico de Bunsen. O aquecimento de líquidos em um Béquer, aquecimento de líquidos em um tubo de ensaio, calcinação e aquecimento em banho de areia e evaporação em capsula de porcelana. Estudaram-se essas técnicas,pois elas serão usadas futuramente em outros trabalhos que serão executados na mesma instituição de ensino, e essa é a sua importância, muitos outros estudos dependem da utilização de tais técnicas de aquecimento.
..................Quebra de Página..................

Materiais:


Objetivos:
Aprender a utilizar o bico de Bunsen e verificar o seu funcionamento.Demonstrar técnicas de aquecimentos de líquidos em béqueres e em tubos de ensaio. Calcinação de um sal hidratado.
Separação de um sal, por aquecimento, de uma mistura homogênea (sólido+líquido).

Procedimento:
3.1. Usos do Bico de Bunsen:
─ Com as janelas de entrada de ar do bico de Bunsen fechadas, abriu-se a torneira de gás e acendeu-se o bico de Bunsen com fósforoou isqueiro.
─ Observou-se a combustão incompleta do gás (chama amarela)
─ Abriu-se gradativamente as janelas
─ Observou-se as modificações ocorridas na chama;
─ Diminuiu-se a chama regulando a válvula de entrada de gás;
─ Colocou-se a ponta de um palito de madeira na zona oxidante da chama e observou-se;
─ Colocou-se e retirou-se rapidamente na chama do bico de Bunsen um palito demadeira fazendo-se que este atravesasse a zona oxidante e zona redutora;
─ Observou-se o que ocorreu com o palito;
─ Fechou-se as janelas de entrada de ar;
─ Fechou-se a entrada de gás;
─ Observou-se com atenção todas as partes do bico de Bunsen.

3.1.1. Resultados e Discussão:
O resultado ao colocar-se o palito na zona oxidante foi a combustão parcial do palito que deveria ser nateoria uma combustão completa. Ao colocar-se na zona redutora não foi observado qualquer alteração no palito.
..................Quebra de Página..................

Aquecimento de Líquidos em Béquer:
─ Colocou-se cerca de 100 mL de água destilada num béquer;
─ Colocou-se o béquer sobre a tela de amianto, sobre o tripé de ferro;
─ Aqueceu-se o sistema com chama...
tracking img