Bicho-da-seda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (460 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Bicho-da-seda
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde junho de 2009).
Por favor, melhoreeste artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Google — notícias, livros, acadêmico — Scirus — Bing. Veja comoreferenciar e citar as fontes.
Nota: Para banda brasileira de rock, veja Bixo da Seda.
Bicho-da-seda

Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Insecta
Ordem:Lepidoptera
Família: Bombycidae
Género: Bombyx
Espécie
Bombyx mori
Lineu, 1758
Bicho-da-seda é a larva de uma espécie de mariposa (Bombyx mori) usada na produção de fios de seda. Este insecto é nativo doNorte da China mas encontra-se actualmente distribuído por todo o mundo em quintas de produção de seda, denominada sericicultura.
O bicho-da-seda alimenta-se exclusivamente de folhas de Amoreira, aolongo de toda a sua fase de vida larvar (lagarta). Ao fim de um período de pouco mais de um mês, a lagarta torna-se amarelada e começa a segregar um fio que usa para formar o casulo onde se dará ametamorfose para o estado adulto (imago). É esse casulo que serve de fonte para a seda. Estas mariposas que produzem a seda (B. mori) foram domesticadas a cerca de 3.000 anos a.C, nos países asiáticos(possivelmente na China), e por isso não conseguem sobreviver no ambiente natural. Vivem apenas criadas pelo homem de quem dependem para serem alimentadas e não conseguem voar. É como dizer que suasasas atrofiaram nestes séculos de domesticação. Existem mais de 400 espécies desta raça e hoje inúmeros cientistas trabalham na preservação do banco de germoplasma para, através de cruzamentosespecíficos, buscarem melhores híbridos para produção de seda, possibilitando, assim, melhores resultados na cadeia produtiva, desde o sericicultor até a indústria têxtil. Segundo (Hanada e Watanabe, 1986) a...
tracking img