Biblioteconomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1775 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
IBICT 2

Projetos e Programas



Rio de Janeiro

2012


Introdução


O trabalho aborda projetos e programas criado no IBICT. No primeiro tópico falaremos sobre um software para gerenciamento de eventos. No segundo falaremos sobre um sistema desenvolvido com a função de capturar, distribuir e preservar a produção intelectual. O terceiro tópico fala sobre uma incubadora derevista que tem como objetivo construir e fazer a manutenção de revistas científicas de acesso livre na Internet. No quarto tópico, o assunto abordado é o ACV, onde são abordados impactos potencias que são causados ao longo do ciclo de vida de um produto, processo ou serviço. No quinto parágrafo falaremos sobre o MID, um mapa de inclusão digital. O sexto parágrafo se trata do programa corredor digital,que trabalha junto com o de inclusão digital. No sétimo parágrafo falaremos sobre o Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas, criado para atender as necessidades tecnológicas de micro e pequenas empresas. O oitavo parágrafo se trata das CoPs, que são Comunidades Virtuais de Prática.


IBICT – Projetos e Programas


SOAC


O Sistema Online de Acompanhamento de Conferências (SOAC) é umacustomização, feita pelo IBICT, do Open Conference System (OCS). Um software livre para gerenciamento de eventos, de cunho preferencialmente acadêmico, que oferece uma variedade de facilidades, com funcionamento em plataforma Web. Tornando, assim,uma ferramenta importante na implementação de portais que podem abrigar sites de eventos. Desenvolvido para criação de portais institucionais, paraabrigar sites de eventos, permite tanto a criação do site do evento, quanta das edições desse evento. Assim, possui facilidades relacionadas as chamadas para o evento, inscrição, pagamento até a publicação de anais eletrônicos. Abrangendo, dessa forma, várias etapas da organização de eventos. Amparados nos movimentos de acesso aberto e arquivos abertos, o SOAC, possui facilidade de acesso aos anais,com ferramentas de busca e navegação por autor e titulo. Da mesma forma, possibilita a coleta dos metadados por provedores de serviço, que permite que os anais possam ser indexados por outros serviços. Por tantos motivos, o SOAC apresenta-se como um sistema único no propósito de apoiar a criação de portais de eventos. Agregando em uma única iniciativa todas as ocorrências e edições, de eventosapoiados por uma instituição, racionalizando esforços e oferecendo facilidades a instituição.


DSpace

O sistema DSpace foi desenvolvido para possibilitar a criação de repositórios digitais com funções de captura,distribuição e preservação da produção intelectual,permitindo sua adoção por outras instituições em forma consorciada federada. O sistema desde seu início teve a característica de serfacilmente adaptado a outras instituições. Os repositórios DSpace permitem o gerenciamento da produção científica em qualquer tipo de material digital,dando-lhe maior visibilidade e garatindo a sua acessibilidade ao longo do tempo.Os repositórios digitais podem ser considerados uma inovação no gerenciamento da informação digital. As editoras,bibliotecas,arquivos e centros de informação em váriospaíses estão criando grandes repositórios de informação digital,contendo diferentes tipos de conteúdos e formatos de arquivos digitais. O DSpace é um software livre que,ao ser adotado pelas organizações,transfere a estas a responsabilidade e os custos com as atividades de arquivamento e publicação da sua produção institucional. O Dspace possui uma natureza operacional específica de preservar osobjetos digitais que é de interesse da comunidade científica.

INSEER

A Incubadora de Revistas INSEER,uma iniciativa do IBICT,foi criada com o objetivo de dar suporte e estimular a construção e manutenção de revistas científicas de acesso livre na Internet. Ao criar esse espaço aberto ás revistas científicas,o IBICT busca não apenas estimular o surgimento de novas publicações seriadas,mas...
tracking img