Biblioteconomia nbda

1417 palavras 6 páginas
Centro Educacional “Dr. Gabriel Vandoni de Barros”.
Corumbá, 04 dezembro de 2012.
Curso: Técnico em Biblioteconomia
Prof.ª: Sandra

Noções Básicas
De
Documentação
E
Arquivística

Gestão de Documentos
É o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente ou intermediária, visando sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.
Os objetivos da gestão de documentos são: organização eficiente da produção, do gerenciamento, da administração e etc.; agilizar a eliminação de documentos sem valores administrativos; assegurar o acesso à informação governamental quando necessário e garantir a preservação e o acesso aos documentos de caráter permanente.
Os documentos assumem características distintas quanto aos aspectos físicos e de apresentação, assim sendo: suporte, formato, gênero, espécie e tipo.
A classificação de documentos consiste na organização dos documentos produzidos e recebidos no exercício de suas atividades de forma a constituir-se um referencial para a sua recuperação.
O método de classificação de Mewil Dewey é utiliza-se na maioria das bibliotecas pública e privada. O método apresenta a configuração decimal, sendo: 000-Obras Gerais; 100-Filosofia; 200-Religião; 300-Ciências Sociais; 400-Lingüística; 500-Ciências Puras; 600-Ciências Aplicadas; 700-Artes divertimentos; 800-Literatura; 900-História e Geografia. O método de Dewey na administração pública, assim sendo: 000-Administração Geral; 100-800 Atividades fim e Assuntos Diversos.
A classificação deve ser realizada por servidores treinados, conforme as seguintes operações: estudo e codificação.
Os documentos podem ser classificados do seguinte modo: por seus mantenedores públicos, institucionais, comerciais e famílias ou pessoais; pela extensão de sua atuação em setoriais gerais ou centrais; pela natureza de seus documentos arquivo especial ou arquivo especializado; pelo gênero como escritos,

Relacionados