Biblioteconomia nbda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1417 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Centro Educacional “Dr. Gabriel Vandoni de Barros”.
Corumbá, 04 dezembro de 2012.
Curso: Técnico em Biblioteconomia
Prof.ª: Sandra

Noções Básicas
De
Documentação
E
Arquivística

Gestão de Documentos
É o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente ou intermediária, visando sua eliminação ourecolhimento para guarda permanente.
Os objetivos da gestão de documentos são: organização eficiente da produção, do gerenciamento, da administração e etc.; agilizar a eliminação de documentos sem valores administrativos; assegurar o acesso à informação governamental quando necessário e garantir a preservação e o acesso aos documentos de caráter permanente.
Os documentos assumem característicasdistintas quanto aos aspectos físicos e de apresentação, assim sendo: suporte, formato, gênero, espécie e tipo.
A classificação de documentos consiste na organização dos documentos produzidos e recebidos no exercício de suas atividades de forma a constituir-se um referencial para a sua recuperação.
O método de classificação de Mewil Dewey é utiliza-se na maioria das bibliotecas pública e privada. Ométodo apresenta a configuração decimal, sendo: 000-Obras Gerais; 100-Filosofia; 200-Religião; 300-Ciências Sociais; 400-Lingüística; 500-Ciências Puras; 600-Ciências Aplicadas; 700-Artes divertimentos; 800-Literatura; 900-História e Geografia. O método de Dewey na administração pública, assim sendo: 000-Administração Geral; 100-800 Atividades fim e Assuntos Diversos.
A classificação deve serrealizada por servidores treinados, conforme as seguintes operações: estudo e codificação.
Os documentos podem ser classificados do seguinte modo: por seus mantenedores públicos, institucionais, comerciais e famílias ou pessoais; pela extensão de sua atuação em setoriais gerais ou centrais; pela natureza de seus documentos arquivo especial ou arquivo especializado; pelo gênero como escritos,cartográficos, sonoros, etc. e pela natureza do assunto em ostensivos ou sigilosos.
Podemos classificar os documentos em quatro graus: ultra-secreto (planos de guerras), secreto (medidas governamentais ou planos militares), confidencial (pessoal) e reservado (programas ou projetos).
Correspondência
É toda e qualquer forma de comunicação escrita, produzida e destinada a pessoas jurídicas ou físicas, evice-versa, bem como aquela que se processa entre órgãos e servidores de uma instituição.
A correspondência pode ser:
Oficial – Trata de assunto de serviço ou de interesse específico das atividades de uma instituição.
Particular – É aquela que se refere ao interesse pessoal de servidores de uma instituição.
Os arquivos podem ser classificados em: públicos (federal, estadual, municipal);institucionais (escolas, clubes e etc.); comerciais (empresas) e pessoais (cartas, boletos e etc.).
Os arquivos também têm ciclo de vida, conforme a seguir:
Correntes – conjunto de documentos atuais, em movimentação, sendo objeto de consultas e pesquisas freqüentes.
Temporários – conjunto de documentos oriundos de arquivos correntes que aguardam remoção para depósitos temporários.
Permanentes –conjunto de documentos de valor histórico, científico ou cultural que devem ser preservados.
Há instituições detentoras de acervos documentais (arquivos) que tem como intuito a guarda permanente de documentos tais como: bibliotecas, centros de informação e museus.

Conselho Nacional de Arquivos – CONARQ
É um órgão colegiado, vinculado ao Arquivo Nacional da Casa Civil da Presidência da República,que tem por finalidade definir a política nacional de arquivos públicos e privados.
Para que um arquivo, em todos os estágios de sua evolução (corrente, intermediário e permanente), possa cumprir seus objetivos, torna-se indispensável à formulação de um plano arquivístico que tenha em conta tanto as disposições legais quanto as necessidades da instituição a que pretende servir.
Para a...
tracking img