Bibliotecas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3530 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ORGANIZAÇÃO DE BIBLIOTECAS: ESPAÇO FÍSICO



Klytia de Souza Brasil Dias da Costa


1. INTRODUÇÃO


Na organização de uma biblioteca devemos observar três aspectos: o físico, o técnico e o administrativo.


Neste documento vamos focar nosso interesse apenas no aspecto físico estabelecendo as condições mínimas (de espaço) necessárias para se implantar umabiblioteca/unidade informacional e fornecendo algumas dicas sobre cálculo de acervo e layout.


2. ESPAÇO FÍSICO

Este aspecto inclui a previsão do espaço que a biblioteca/unidade informacional necessita, considerando seu crescimento progressivo, e seu melhor aproveitamento. Para a instalação de uma unidade devemos, prioritariamente, observar o local e o acervo. Entretanto estes itens vão dependerdos objetivos da unidade, da quantidade de usuários e funcionários, dos serviços prestados, das perspectivas futuras e dos recursos financeiros de que a biblioteca/unidade informacional dispõe. Também dependerá de como se negocia com os administradores.


O importante é ter sempre presente que uma biblioteca exige um espaço adequado às necessidades e aos serviços que presta e que, parafuncionar com êxito, precisa dispor de uma área suficiente para desenvolver suas atividades.


O espaço deve ser planejado levando-se em conta a área de armazenamento (local do acervo); a área de atividade (espaço dos leitores e dos bibliotecários) e a área de circulação.
O ideal é que a biblioteca fique num local de fácil acesso para seus os usuários.


Segundo Linhares (1984), abiblioteca/unidade informacional deve contar com pelo menos uns 60 m². Ele calcula que, ao final de cinco anos, esta área aumente em 30%. Outra forma sugerida por ele para se calcular a área necessária é considerar 2 m² por usuário e 15 m² por empregado (estes valores incluem o equipamento e o acervo bibliográfico).


Para outros autores um usuário adulto, sentado em uma mesa deaproximadamente 76 cm de largura, deve ocupar um espaço total de 2 a 3 m², enquanto um empregado deve ocupar de 10 a 12 m². Estas medidas variam em função do tamanho da mesa e do maior ou menor conforto que o espaço pode proporcionar. Para as estantes de livros e de periódicos o espaço poderá ser de 10 m² para cada 1.000 volumes e se for uma estante expositora, o cálculo é de 3 m². Com relação ao espaçopara leitura calcula-se 1,5 lugares para cada 1.000 hab.


O local deve possuir também boas condições de temperatura, iluminação etc., que o tornem agradável e saudável. Devemos identificar as áreas de maior e menor incidência do sol, o nível de luminosidade natural, a ventilação natural e o grau de umidade. Outro aspecto a ser observado é a concentração de ruído (baixa ou altaocorrência). Devemos, ainda, considerar as possibilidades de instalações elétricas, a questão da prevenção de incêndios e enchentes, as facilidades de acesso à área e, é claro, a capacidade de resistência estrutural do local.


O desejável é que o ambiente tenha possibilidades de ampliação.

Obs: Devemos também prever espaços que possam acomodar adequadamente usuários com necessidades especiais,tais como deficientes visuais e cadeirantes.

1. TEMPERATURA, UMIDADE E VENTILAÇÃO

O acervo de uma biblioteca/ unidade informacional é sensível a mudanças excessivas de temperatura e de umidade acentuada. Estas mudanças podem ocasionar o surgimento de fungos e bactérias nos diversos tipos de suportes. O ideal é que o ar condicionado funcione 24 horas para que não haja variação de temperatura.Na impossibilidade de manter o ar condicionado permanentemente ligado e controlado, a recomendação é manter o ambiente arejado naturalmente.

As variações constantes de temperatura podem levar à perda de flexibilidade da fibra do papel causando um grande dano ao documento (isto no caso específico da publicação em papel).

Sugerimos que a temperatura da biblioteca seja...
tracking img