Biblioteca

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2422 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A IMPORTANCIA DA MUSICA NO CONTEXTO ESCOLAR

O presente projeto enquadra-se na linha de pesquisa Formação Docente, Infância e Relações com o Saber, pois procurará abordar como a música influencia na aprendizagem da infância, como o educador se relaciona com a música na rotina educacional infantil e se ele o utiliza. Procurará, ainda, diagnosticar como a criança pode relacionar amusicalização com o saber de seu cotidiano.
Considero a música na educação infantil importante tema a ser estudado pelo fato de que desde cedo a criança demonstra interesse por ritmos e sons musicais.
Acredita-se que a música, junto com suas atividades proporciona um satisfatório desenvolvimento nas crianças. Segundo Bréscia (2003) ao se envolverem com a música as crianças melhoram suaaudição, interpretação e suas capacidades de compreensão, também ajuda na linguagem oral e sua coordenação motora.
Esse projeto tem como objetivo analisar este contexto, mostrando a importância da expressão musical, para que haja uma busca da interação da criança no momento da criação da música e não só apenas uma reprodução.
Assim sendo, essa pesquisa poderá possibilitar às pessoasenvolvidas, uma percepção da importância da musicalização no contexto da aprendizagem. Será realizada em um Centro Municipal de Educação Infantil x do município de Sinop e buscará analisar o conceito da música dentro do contexto escolar, baseando-se no cotidiano de crianças que possibilitarão através de análises das mesmas compreender melhor o sentido que essa musicalização oferece à aprendizagem delas naeducação.
A educação infantil tem papel fundamental no início da aprendizagem da criança, em que vai se desenvolver em vários aspectos de sua vida. Cabe à escola proporcionar um ambiente para que esse desenvolvimento seja o mais pleno possível. Esse ambiente deve ser agradável aos olhos da criança. Quando inserida na educação ela sai do ambiente natural que está acostumada, que é a famíliaou casa, em que o cotidiano dela é brincar, correr, dançar, cantar etc. para um cotidiano escolar em que é exigida certa disciplina, passando de uma rotina para outra completamente diferente. Isso faz com que o ambiente escolar se torne distante da realidade das crianças.
Por isso a importância de dispositivos pedagógicos na educação infantil, para tornar o ambiente favorável para oaprendizado da criança, em que vise trabalhar o lúdico da criança para que a criança se sinta à vontade no ambiente escolar.
A música conta como um fator importante para desenvolver esse meio propício no ambiente escolar, pois a musicalização faz parte do cotidiano da criança antes de ela ser inserida na educação. E sua continuidade no contexto escolar influencia em um ambiente aconchegante, emque visa oportunizar a vivência da criança.
Pretendo com esta pesquisa analisar a importância da música no aprendizado da infância, observar como a música é utilizada na educação e como os educadores trabalham esse método no contexto escolar.
Observa-se que as crianças têm um vínculo muito grande com a música e a partir disso, pretendo buscar se essa musicalização contribui naeducação das crianças.
A musicalização se constitui uma forma abrangente de educação, através de um processo pedagógico participativo que procura uma motivação diferente do ensinar, em que é possível favorecer a auto-estima, a socialização e o desenvolvimento do gosto e do senso musical das crianças dessa fase. Maffioletti (citado em CRAIDY; KAERCHER 2001, p.130) nos afirmam que:Quando a criança começa a freqüentar a escola, o novo ambiente precisa tornar-se, o mais breve possível, familiar e aconchegante. Além das novidades do ambiente físico, o mundo sonoro é completamente desconhecido. A música pode se tornar um espaço a partir do qual os primeiros vínculos são criados a mantidos. Além disso, as aprendizagens de formas de expressão que comunicam estados de...
tracking img